header-logo.png Instituto Kailua
4 séries francesas que você não pode perder
au service de la france, curso de francês, dix pou cent, Francês, frances, kaamelott, marseille, netflix, séries francês,

4 séries francesas que você não pode perder

Assistir a séries francesas é uma das maneiras mais eficazes de ter contato com a língua, aprender vocabulário novo, revisar o que você aprendeu e mergulhar na cultura-alvo — tudo comendo pipoca e deitado no sofá!

Coloque o áudio em francês e a legenda em português, caso ainda esteja muito no início dos estudos no idioma. Aqui, o foco vai ser mais criar o hábito de escuta do francês. Depois de um tempo, assista aos episódios em francês com a legenda em francês — ótimo para treinar a correspondência dos sons com a ortografia das palavras, além de permitir entender mais facilmente aqueles momentos em que o personagem fala rápido e ficamos bem perdidos. 

VOCÊ SABIA QUE O INSTITUTO KAILUA TEM UMA PÁGINA NO INSTAGRAM REPLETA DE DICAS EXCLUSIVAS DE FRANCÊS? CONFIRA!

Uma dica extra para aproveitar ainda mais essa forma de estudo é deixar um caderninho ou o celular próximo, anotar palavras ou expressões que você não entendeu e procurar na internet depois

Mas qual série escolher para estudar francês? Selecionei algumas que você não pode perder. Dá só uma olhada!

Au service de la France

A série, criada por Jean-François Halin e produzida por Gilles de Verdière, passava no canal francês-alemão Arte e hoje está disponível na Netflix. Nela, estamos na década de 1960 e conhecemos o personagem principal, André Merlaux, de 23 anos, que acaba de entrar como estagiário no serviço secreto francês. 

É uma série de comédia-dramática, tendo como palco o contexto mundial da Guerra Fria, além de uma França em crise devido aos movimentos de independência de suas colônias da África, sobretudo na Argélia. Com essa série, você vai entender melhor a França colonialista, o pensamento francês da época, questões culturais do país (como a famosa burocracia francesa), bem como discussões sobre racismo, feminismo e xenofobia — tudo por meio de um humor bem francês, fino, crítico e bem construído. Atuações impecáveis, jogadas muito interessantes e um uso incrível da língua. À ne pas rater!

Kaamelott

Se você gosta de história medieval e comédia, vai amar Kaamelott. Criada em 2004 por Alexandre Astier, Alain Kappauf e Jean-Yves Robin, essa shortcom é superconhecida pelos franceses, com piadas internas e memes por todos os lados, além de frases marcantes, como “Le gras, c’est la vie!”, “C’est pas faux”, “C’est d’la merde”. 

As primeiras temporadas têm episódios bem curtos, de 5 minutos no máximo — muito bem aproveitados por um roteiro incrível. Ela se passa no século V e é baseada na conhecida lenda do Rei Arthur, le roi de la Bretagne, com a espada Excalibur e os Cavaleiros da Távola Redonda, que buscam o Santo Graal. Porém, ao invés de registrar os grandes feitos do herói, ela conta o cotidiano mais banal possível do rei e dos cavaleiros — que, na verdade, não são lá as pessoas mais inteligentes da face da Terra — no castelo de Kaamelott. 

O próprio rei Arthur não sabe muito bem o que está fazendo ali ou como ser rei e ainda tem que lidar com a incompetência dos cavaleiros. Um deles, Bohort, nunca segurou uma espada; Karadoc, cavaleiro de Vannes, só pensa em comida, enquanto Perceval, cavaleiro do país de Galles, não consegue dizer coisa com coisa. 

Apesar da época, a linguagem é bem moderna e informal; então, você vai aprender muitas gírias atuais! Ao mesmo tempo, prepara-se para diálogos que fariam seu professor de francês ter orgulho, com uso de subjuntivo, vocabulário poético e tudo mais. Como fazem isso de forma natural e coerente em cinco minutos? Não faço ideia, mas o resultado é incrível! 

Junto às cenas banais e do cotidiano, você vai acompanhar também grandes momentos históricos, como o surgimento do Cristianismo e as invasões romanas. Atuação incrível, figurino impecável (prepara-se para ver muitas armaduras!) e atenção aos detalhes fazem você se sentir de fato no século V. C’est incontournable!

Infelizmente, ela não está disponível na Netflix, mas, devido ao tamanho dos episódios, está toda no Youtube, com legendas em inglês e espanhol!

Dix pour cent 

Disponível na Netflix, criada por Fanny Herrero e produzida pelo canal France 2, a série de comédia-dramática tem três temporadas de sucesso. Conta os bastidores de uma agência de celebridades francesa, a ASK, um universo um pouco distante do nosso cotidiano. 

Já parou para pensar em como atores e atrizes famosos conseguem certos papéis de destaque em filmes ou séries? Como funcionam os testes? Como gerenciar esse tipo de carreira? A figura do agente é o centro dessas relações, sendo responsável por mapear as oportunidades do mundo cinematográfico, indicar clientes para aqueles contratos milionários e garantir o sucesso do percurso do profissional — tendo, como salário, uma parcela no mínimo interessante dos contratos fechados. 

Mas como esses profissionais atuam no dia a dia? Como é o cotidiano de um universo de competição, glamour e fama? Como o pobre estagiário atua nesse mundo cheio de alto e baixos? É isso que a série procura mostrar por meio de bastante humor e uma pitada de drama!

O mais legal é que ela apresenta atores franceses famosos participando como eles mesmos em alguns episódios, a exemplo de Juliette Binoche, que já ganhou prêmios no Festival de Cannes, assim como o prêmio César de melhor atriz. 

Marseille

Marseille é a primeira grande produção da Netflix em língua francesa. Tendo como nome e rosto principais Gérard Depardieu, ator francês conhecido por filmes como Astérix e Obélix e vencedor da categoria de melhor ator em Cyrano de Bergerac no Festival de Cannes, a série foi lançada em 2018. Ela tem duas temporadas, sendo do gênero drama político.  

Depardieu é Robert Taro, prefeito há muito anos de Marseille, segunda maior cidade da França, localizada no sul do país, na região PACA (Provence-Alpes-Côte d’Azur) e voltada para o mar mediterrâneo. Nas próximas eleições municipais, há um candidato que ameaça aquele que Taro havia escolhido para ocupar o seu lugar. Numa disputa por poder, você confere jogos políticos junto a pessoas de influência, tendo como contexto problemas típicos da cidade, a exemplo do tráfico de drogas. 

Ela foi gravada inteiramente em Marseille, então se prepare para conhecer todas as belíssimas paisagens e pontos turísticos locais, como o Vieux Port, a Basilique Notre-Dame de la Garde e a Cathédrale de la Major! 

Curtiu essa lista de séries francesas para praticar o idioma e mergulhar na cultura da França? Lembre-se de que a língua não existe por si mesma — há toda uma cultura atrelada a ela, com complexidade e diferenças, da qual você deve se apropriar também ao aprender o idioma. E ver séries é uma forma muito eficaz de fazer isso!

Quer aprender francês ou contar com aulas particulares no seu ritmo? Veja a lista de professores do Instituto Kailua e agende a sua aula experimental!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Larissa Mendes

Larissa Mendes

Larissa Mendes é graduada em Letras Português-Francês pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestranda em Literatura Francesa pela mesma instituição. Foi monitora de Francês do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da UFRJ para diversos níveis, incluindo francês conversação e francês para leitura, além de atuar como professora particular de francês para objetivos diferentes (conversação, cursos regulares e preparação para exames como DELF e TCF).
Tem certificado DALF C1 em francês, tendo morado em Lyon, enquanto assistente de língua portuguesa, e em Nice, como parte do mestrado, numa bolsa sanduíche Erasmus+. Apaixonada pela língua francesa e sempre com ensino bem personalizado, espera ajudar seus alunos a alcançar sonhos por meio do conhecimento dessa belíssima língua!

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alice
8 dias atrás

Obaaaaa! Tava precisando mesmo de umas indicações do que ver!!! 🤩🤩🤩🤩 Tô indo direto pra Netflix! Amei as dicas!

Admin
Reply to  Alice
4 dias atrás

Que bom que está curtindo, Alice! 🙂