alemanha, alemão, aprender alemão, aprender idiomas, educação na alemanha, instituto kailua,
15
janeiro
A educação na Alemanha
Enquanto no Brasil o único critério de seleção de quase todas as universidades é a nota do vestibular, já nos Estados Unidos, por exemplo, o candidato precisa passar em sua maioria das vezes por cinco etapas. E essa regra vale para todos, inclusive para candidatos estrangeiros. Nós ganhamos essa!
Aí você me diz: Qual a diferença? No Brasil também tem universidade de graça!
E eu digo: Espera aí meu amigo, você já foi estudar por lá? No Brasil temos Universidades ótimas reconhecidas mundialmente, mas para entrar nelas precisamos ser muito dedicados, ou fazer como 90% do pessoal e pagar cursinho! Na Alemanha não tem cursinho. Isso não quer dizer que seja fácil de entrar.
Ponto para os alemães: “Com educação básica em altíssimo nível, não fica difícil ter ensino superior de qualidade. Os alemães têm cinco universidades entre as cem melhores do mundo de acordo com o último ranking universitário THE (Times HigherEducation). Já o Brasil não tem representante nem entre as 200 melhores da lista (a USP, melhor do Brasil, está em 226º lugar no mundo)”. (Fonte)
“Das universidades e institutos de pesquisa da Alemanha saíram 103 prêmios Nobel, titulação máxima alcançada por um cientista. Nesse placar, estamos 103 x zero. A Argentina, nossa arqui-inimiga no futebol, que não tem um ensino superior lá tão consolidado, tem 4 prêmios Nobel”. (Fonte)
É lógico que entrar na Universidade não é fácil. É óbvio que o processo é difícil. Assim como no Brasil, ser universitário é um desejo de muita gente. Eu já estudei na Alemanha, e pra ser honesta, passei raspando. Quase não entrei, porque não tive uma educação básica de alemão.
Ponto para os alemães: Na educação básica, a Alemanha está rankeada relativamente bem, ainda mais em matemática e ciências. De acordo com a última pesquisa da OCDE/PISA (2012) de padrões educacionais entre jovens de 15 anos, a Alemanha está em 12º lugar em matemática, nono na ciência e 20º na literatura, se comparada com 65 países e economias. Notavelmente, mais de metade de todos os estudantes na Alemanha ingressa no ensino superior. (Fonte)
Segue uma pequena lista de algumas das centenas de Universidades gratuitas alemães:
Considerações finais: Ao longo desse artigo vemos o quanto é válido o investimento no idioma alemão que torna o profissional gabaritado e bem sucedido. Isso tudo de modo gratuito, os custos da passagem apenas é financiado pelo próprio estudante. Mas as universidades alemães são gratuitas sobretudo para estudantes estrangeiros do mundo todo.
Compartilhe em suas redes sociais: