header-logo.png Instituto Kailua
Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM 2019?
enem, estudar, preparação, provas, vestibular,

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM 2019?

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM 2019?

Os vestibulandos de todo o país costumam ter um pouco de receio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Seja por sua extensão ou pelo que ela significa em suas vidas. Independente do motivo, o importante é não tratar a prova como um bicho de sete cabeças e manter a calma, porque ainda dá tempo de se preparar para as provas que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Veja algumas dicas que podem ser úteis.

Divida melhor seu tempo

Antes mesmo de pensar nas matérias que precisa estudar, você precisa se organizar e montar um cronograma de estudos. Pense em quanto tempo até a prova você terá, mas não precisa focar apenas nela e deixar de lado outras atividades que já existam no seu cotidiano, como esportes e cursos de idiomas. Tenha equilíbrio! Separe um período do dia em que conseguirá se dedicar apenas aos conteúdos do ENEM. Se você já estiver em um cursinho pré-vestibular, guarde um tempo para revisar os conteúdos passados.

Veja seus pontos fortes e fracos

A ideia aqui é você saber que deve estudar todas as matérias, mas que pode e deve dar mais atenção às que não costuma ter muita facilidade. Essa descoberta dos pontos fortes e fracos pode ajudar, também, na escolha da sua profissão.

Tente não se deixar pressionar pelas redes sociais, familiares ou amigos: relaxe!


Você precisa ter em mente que a nota de uma prova não irá te definir. Por isso, se mantenha calmo(a), tente não se deixar levar pelo que podem dizer nas redes sociais. Mantenha o foco e se dedique aos seus estudos, mas sem deixar de cuidar da sua saúde mental. Lidando com a preparação para o ENEM de forma tranquila, há mais probabilidade de que na hora do exame você esteja mais relaxado e consiga lidar melhor com a grande quantidade de questões.
 

Una os clássicos às atualidades

A leitura dos livros é importante para que você aumente seu conhecimento e seu vocabulário. Pode te ajudar muito na redação para fazer comparações, citações e o que achar pertinente ao tema. Mas, ainda que os clássicos literários sejam de suma importância, é sempre bom se manter atualizado. Até mesmo suas séries favoritas podem te ajudar a fazer uma comparação legal. Basta saber como usar!

Refaça provas anteriores

Ainda que a prova sofra reformulações todos os anos, o esquema das perguntas, o tamanho dos enunciados e a disposição dos textos da redação costumam ser os mesmos. Então, uma boa coisa é sentar em um lugar tranquilo e tentar resolver as questões. Você pode aplicar simulados para si mesmo, usando o despertador para te dar o horário final da prova. Além disso, quanto mais redações escrever, melhor você lidará com o tipo de texto pedido pela banca do exame.
Gostou das nossas dicas? Lembre-se que o Instituto Kailua possui a parte de reforço escolar e podemos te ajudar neste período conturbado da sua vida acadêmica. Não esqueça que as inscrições para o ENEM acontecem entre os dias 6 e 17 de maio de 2019 pelo site do Inep! Boa sorte!
 

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments