Alguns documentários para você conhecer mais do gênero
O gênero cinematográfico dos documentários pode até não acumular tantos fãs quanto os filmes da Marvel, por exemplo, mas possuem um enorme valor cultural. Não é uma categoria super popular entre espectadores, entretanto isso não quer dizer que não concentre uma gama variada de produções incríveis e que valem a pena conhecer. Abaixo, listamos alguns documentários ótimos para você que quer conhecer mais dessa classe do cinema:
Edifício Master – Eduardo Coutinho
Se você quer aprender mais sobre documentários nacionais, Eduardo Coutinho é o nome a se procurar. O diretor consagrou-se como diretor documental e produziu várias obras extraordinárias que até hoje servem como referências. Em Edifício Master, Coutinho entra em um prédio localizado no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, de doze andares e 276 apartamentos. O diretor e sua equipe filmaram a vida dos moradores e também entrevistaram alguns. Trata-se de pessoas comuns que revelam à câmera seus sentimentos, rotinas e, muitas vezes, a solidão. Outros filmes de Eduardo Coutinho são: Jogo de Cena, Cabra Marcado para Morrer e Santo Forte.
A Corporação – Mark Achbar e Jennifer Abbott
A Corporação é um filme de 2003 e mostra uma análise do poder que as grandes corporações têm sobre a sociedade e o mundo. É evidenciado até que ponto essas organizações estão dispostas a ir para alcançar lucro. Algumas consequências dessas relações também são enfatizadas como a exploração de mão de obra barata no terceiro mundo e devastação do meio ambiente.
Visages, villages – Agnès Varda e JR
O filme acompanha a cineasta Agnès Varda e o artista JR que, juntos, viajam pela França em um caminhão que captura e revela fotos de uma forma diferente. A dupla dinâmica explora o universo das imagens e como elas são compartilhadas entre pessoas. Nas palavras de Varda, os dois são “interessados em outras pessoas, pessoas desconhecidas, pessoas comuns. Pessoas sem qualquer poder. Pessoas que podem ser encontradas em cidades pequenas”.
Professor Polvo – Pippa Ehrlich e James Reed
No filme, um documentarista cansado, Craig Foster, conhece um professor inacreditável, nada mais nada menos que um polvo que demonstra uma curiosidade. Depois de meses visitando a toca do animal e estudando seus movimentos, os dois ganham a confiança um do outro e desenvolvem um vínculo nunca visto antes. O habitat do professor polvo fica em uma floresta de algas na África do Sul.
AmarElo – É Tudo para Ontem – Fred Ouro Preto
O documentário acompanha o show do rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em que apresentou seu álbum AmarElo. Nisso, o filme explora todo o processo de criação do álbum e também do próprio músico Emicida. O show abordou a história da cultura negra no Brasil.
Documentários bônus
O Dilema das Redes, Democracia em Vertigem, Ilha das Flores, Uma Verdade Inconveniente, Absorvendo o Tabu, Elena, Estamira, Notícias de uma Guerra Particular.
Já conhecia algum desses documentários? Conta pra gente nos comentários e não se esquece de se inscrever na nossa newsletter para não perder mais nada!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: A Corporação, AmarElo - É Tudo para Ontem, documentários, Edifício Master, gênero documentário, Professor Polvo, Visage villages, Visages,