header-logo.png Instituto Kailua
Aula de alemão: Das Passiv
alemão, alemao, aula de alemão, aula de alemao, das passiv, Partizip II, Vorgangspassiv,

Aula de alemão: Das Passiv

Assim como em português, há em alemão a ideia de voz ativa e voz passiva. A voz ativa é, basicamente, aquela na qual o sujeito exerce a ação, enquanto que na voz passiva, o sujeito sofre a ação.

Em alemão, a voz passiva é construída da seguite forma: sein/werden + Partizip II

Há duas possibilidades para os verbos auxiliares, qual deles será utilizado é uma questão que tem a ver com o sentido da frase. Ao referir-se a um processo ou uma ação, o verbo escolhido deve ser o werden, esse é o Vorgangspassiv. A outra forma refere-se a um estado ou resultado, o seu verbo é o sein, essa forma é conhecida como Zustandspassiv.

Vamos primeiramente ao Vorgangspassiv, essa forma é a mais comum.

Instagram - Instituto Kailua

Ex: 

Das Essen wird gekocht. (A comida é preparada.)

Das Buch wird gelesen. (O livro é/está sendo lido.)

Pode-se também inserir o agente da passiva, assim como em português. Há duas formas de se explicitar o agente da passiva, uma com a preposição von + Dativ e outra com a preposição durch + Akkusativ, mais uma vez, a escolha entre essas duas vai depender do sentido da frase. 

Ao fazer referência a uma pessoa ou uma causa direta, usa-se: von + Dativ.

Ex:

Das essen wird von der Oma gekocht. (A comida é preparada pela vovó.)

Das Buch wird von dem Lehrer gelesen. (O livro é/está sendo lido pelo professor.)

Ao fazer referência a uma pessoa, uma causa indireta ou um meio pelo qual se concretiza algo, nesse caso, usa-se: durch + Akkusativ.

Ex:

Die Stadt wird durch Bomben zertört. (A cidade é destruída por bombas.)

Ich werde durch E-mail informiert. (Eu sou informado por e-mail.)

Por fim, temos o Zustandspassiv, aquele no qual o sein funciona como Hilfsverb. Essa forma de voz passiva é utilizada para designar um resultado, uma ação já feita.

Ex: 

Die Tür ist geöffnet. (A porta está aberta.)

Das Fenster ist geschlossen. (A janela está fechada.)O que vimos aqui foi uma breve introdução ao Passiv, é possível utilizar o Passiv com o Perfekt ou com o Präteritum, mas a sua estrutura não muda e os seus verbos sempre serão o werden e o sein.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento é formado em Letras: Português – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi bolsista do programa Hochschulwinterkurs fornecido pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no ano de 2018 e atualmente cursa mestrado em Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica pelo PPGLC -UFRJ. Atua como professor de Língua Alemã desde meados de 2017, além de atuar academicamente com pesquisas ligadas à Idade Média desde 2016.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments