header-logo.png Instituto Kailua
Aula de alemão: O que é ‘’Partizipialkonstruktion’’?

Aula de alemão: O que é ‘’Partizipialkonstruktion’’?

A Partizipialkonstruktion (construção participial) é uma estrutura interessantíssima da língua alemã, ela nos permite utilizar os particípios como adjetivos e substituir uma Relativsatz (oração relativa). Embora tenha toda essa utilidade, é quase impossível de encontrá-la em textos comuns, assim como o Präteritum, Genitiv e outras formas, é um pouco rara, talvez até mais do que essas anteriores.

Mas antes de entrarmos no assunto em questão, é preciso mostrar o que são esses particípios. Bom, na língua alemã há dois tipos de particípio, tal qual em português, estes são:

Partizip I

Esse corresponde ao nosso particípio presente, em alemão se constrói com um verbo no infinitivo + d.

Ex: blutend, laufend, singend, …

Em caso de verbos reflexivos, o pronome continua:

Ex: sich nähend, sich treffend, … 

VOCÊ SABIA QUE O INSTITUTO KAILUA TEM UMA PÁGINA NO INSTAGRAM REPLETA DE DICAS EXCLUSIVAS DE ALEMÃO? CONFIRA!

Partizip II

Esse corresponde ao nosso particípio passado e já é conhecido pelos alunos desde os primórdios, pois é utilizado para construir o Perfekt.

Ex: geblutet, gelaufen, gesungen, …

Se houver ocorrência de verbos reflexivos, o pronome é omitido.

Observação: Esses particípios ficam em entre o artigo e o substantivo, assim como os adjetivos, então passam concordar e declinar exatamente como adjetivos quando utilizados nesse contexto.

Como foi dito acima, essa estrutura substitui uma Relativsatz, mostrarei como essa substituição ocorre.

  • Partizip I
  • Relativsatz:

Der Mann, der laut lachte, ging aus dem Zimmer. (O homem que ria alto saiu do quarto.)

  • Partizipialkonstruktion:

Der laut lachende Mann ging aus dem Zimmer. (O homem que ria alto saiu do quarto.)

  • Relativsatz

Dieses alte Gerät hier ist ein Computer, der immer noch gut funktioniert. (Esse aparelho velho aqui é um computador que ainda funciona bem.)

  • Partizipialkonstruktion

Dieses alte Gerät hier ist ein immer noch gut funktionierender Computer. (Esse aparelho velho aqui é um computador que ainda funciona bem.)

  • Partizip II
  • Relativsatz

Der Dieb fand den Schmuck nicht, der in einem Tresor versteckt war. (O ladrão não encontrou a jóia que estava escondida em um cofre.)

  • Partizipialkonstruktion

Der Dieb fand den in einem Tresor versteckten Schmuck nicht. (O ladrão não encontrou a joia que estava escondida em um cofre.)

  • Relativsatz

Das Paket, das du kürzlich bestellt hast, liegt bei deinem Nachbarn. (A encomenda que você pediu há pouco está no seu vizinho.)

  • Partizipialkonstruktion

Das kürzlich bestellte Paket liegt bei deinem Nachbarn. (A encomenda que você pediu há pouco está no seu vizinho.)

*Traduzi da mesma forma as Relativsätze e a Partizipialkonstrukionen pelo simples fato de as duas frases, apesar de diferentes na estrutura, possuem o mesmo significado e há uma problemática na tentativa de aproximação com esse tipo de estrutura, nós temos as Relativsätze em português, são as nossas orações adjetivas, mas uma Partizipialkonstruktion pode não funcionar muito bem em português.

Como dito lá no início, esse é um tipo de construção restrita a meios muito seletos, não se achará uma Partizipialkonstruktion em qualquer lugar, geralmente acha-se em textos jurídicos, científicos e literatura. 

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: alemão, alemao, alemao online, aprender alemão, aula de alemao, deutsch, Partizip, Partizipialkonstruktion, präteritum, Relativsatz,

Sobre o autor:

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento é formado em Letras: Português – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi bolsista do programa Hochschulwinterkurs fornecido pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no ano de 2018 e atualmente cursa mestrado em Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica pelo PPGLC -UFRJ. Atua como professor de Língua Alemã desde meados de 2017, além de atuar academicamente com pesquisas ligadas à Idade Média desde 2016.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments