Como ensinar matemática através da literatura?
Estudos na área da pedagogia têm mostrado como a ludicidade facilita o processo de ensino-aprendizagem. Ao trabalhar os conteúdos de maneira lúdica, facilitamos a internalização dos conhecimentos, até mesmo daqueles ditos dificílimos, como a matemática. Trabalhar os conceitos matemáticos sob a perspectiva lúdica promove a criação de vínculo entre o estudante e o conhecimento, além de atribuir ao objeto estudado maior praticabilidade. Para isso, professores e professoras podem fazer uso de um recurso simples: a literatura.
Muitas pessoas tendem a criar barreiras entre conhecimentos de exatas e de humanas, defendendo a ideia de que são opostos, mas será que são mesmo? É claro que por serem de diferentes naturezas, esses conhecimentos exigem de nós diferentes competências e habilidades. No entanto, isso não significa que eles devem ser trabalhado isoladamente, pelo contrário. Ao trabalharmos a matemática e a literatura em conjunto, por exemplo, podemos, por meio desta, atribuir maior significância àquela.
Pensando nisso, listamos abaixo alguns livros que podem te ajudar a aprender e a ensinar a matemática de maneira mais lúdica e, por consequência, significativa usando a literatura.
Os dez amigos
Escrito por Ziraldo, Os dez amigos é adequado a crianças na fase pré-escolar. O livro nos ensina a contar de 1 a 10 utilizando os dedos das mãos. O aspecto lúdico é trabalhado ao apresentar uma história para cada dedo, atribuindo a cada um deles características humanas.
Para ampliar as possibilidades do livro, as crianças podem ser orientadas a pensar histórias para os dedos dos pés, por exemplo. Desenvolvendo neles a imaginação e a autonomia.
Poemas problemas
O título do livro já é bem sugestivo. O texto de Renata Bueno traz vários problemas matemáticos em forma de poemas. Ao final de cada poema há uma pergunta que é respondida após a realização de alguns cálculos matemáticos.
O livro, que pode ser trabalhado com crianças em fase inicial de alfabetização, apresenta-se como ponto de partida para várias atividades. As crianças podem, por exemplo, criar novos problemas matemáticos em forma de poema. Assim elas desenvolverão competências referentes à produção textual, como identificação das características de um poema, criação de rimas, além trabalhar habilidades de escrita.
Ah, não se preocupe! As respostas para todos os poemas problemas encontram-se no fim do livro!
Os problemas da Família Gorgonzola
No livro de Eva Furnari, conhecemos uma família excêntrica: os Gorgonzola. O texto conta algumas aventuras vividas pelos personagens. Cada situação desencadeia num problema matemático.
Como é dito pela autora, Os problemas da Família Gorgonzola não é apenas um livro de problemas matemáticos, mas também um teste para saber qual seu tipo de cérebro. O seu tipo de cérebro é decidido com base no número de problemas que você resolveu corretamente.
Para estimular a autoestima dos alunos, a professora pode desenvolver com as crianças novos rankings que levem em consideração outros conhecimentos. Assim, quem tiver o cérebro Suco de Minhoca, tratando-se de conhecimentos matemáticos, pode ter a chance de descobrir qual a sua verdadeira inteligência.
Aritmética da Emília
Escrito por Monteiro Lobato, o livro que deveria ser creditado ao Visconde de Sabugosa ensina todas as regras da aritmética para quem o lê. Através de apresentações num picadeiro, a turma do Sítio do Picapau Amarelo conhece as classes e ordens numéricas, aprende as operações matemáticas básicas e acaba com aquela ideia de que a matemática é chata e difícil.
No entanto, assim como outros livro da autoria de Lobato, Aritmética da Emília pode possuir algumas falas racistas. Por isso, a leitura deste livro deve ser supervisionada e também permeada por debates, a fim de que os alunos entendam que essas falas são preconceituosas e não devem ser reproduzidas. Nesse sentido, além da matemática e da literatura, seriam trabalhados também aspectos históricos e sociológicos..
O homem que calculava
O clássico escrito por Malba Tahan já é conhecido por muitas pessoas. O livro conta a história do homem que levava a vida fazendo cálculos prodigiosos. A cada situação nos deparamos com uma resolução que antes nos parecia impossível.
Com o livro, nos deparamos com um raciocínio lógico singular e com diferentes aspectos da cultura árabe. Esse texto pode ser trabalhado com crianças maiores e, mais uma vez, sendo interligado a outras áreas do conhecimento.
Já leu algum desses livros? Conta o que achou deles nos comentários!
Ah, e para não perder mais nenhum conteúdo, assine nossa newsletter.
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: aritmética da emília, como ensinar matemática, matemática, matemática e literatura, matemática lúdica, o homem que calculava, os dez amigos, os problemas da família gorgonzola, poemas problemas,