header-logo.png Instituto Kailua
Como fazer mapas mentais para o ENEM?
enem, escola, estudo, mapa mental, material escolar, reforço escolar, universidade, vestibular,

Como fazer mapas mentais para o ENEM?

Como fazer mapas mentais para o ENEM? 

É comum que quando começamos a estudar, queiramos marcar todo o livro, porque tudo parece muito importante e passível de ser perguntado durante a prova. Mas, em uma prova de vestibular como o ENEM, com 180 questões mais a redação, é importante que façamos o melhor para otimizar o estudo. Assim, te apresentamos os mapas mentais para que consiga se organizar melhor com tantos conteúdos.
A ideia dos mapas mentais é mais do que criar um resumo escrito de um assunto, mas um resumo que una o visual com o escrito, com símbolos, setas e tudo que consiga te dar uma visualização melhor do conteúdo. A ideia é que você consiga se lembrar de como as informações foram dispostas no mapa mental e quais foram as dicas que colocou.


Agora que você sabe o que é um mapa mental, como começar a criar um? Separamos algumas dicas que podem te ajudar:

  • Leia sobre o conteúdo que precisa resumir e marque as partes que considerar importantes;
  • Crie tópicos que possam te ajudar a se lembrar destas partes importantes: você pode estabelecer palavras-chaves ou pequenas frases para isso;
  • Para construir um mapa mental não adianta criar milhares de frases para colocar, isso só irá te confundir. A ideia é justamente ser sucinto em seu resumo; 
  • As cores podem te ajudar na criação do mapa, mas cuidado para elas não se transformarem na parte mais importante e acabarem te distraindo. Elas devem servir apenas para que você dê mais foco ao resumo;
  • Você pode procurar exemplos online para se inspirar, mas também é importante que crie os seus próprios mapas. As pessoas estudam de forma diferente e resumem de forma diferente. Ainda que o tema seja o mesmo para todo mundo, tente resumir com suas próprias palavras. 

Lembre-se que os mapas mentais não substituem a leitura dos conteúdos, porque você pode se aprofundar muito mais com o trabalho direto com eles. Mas, claro que eles podem ser facilitadores para que seu campo de estudo seja mais ampliado. 
Você usa mapas mentais? Tire uma foto e compartilhe com a gente nos comentários! O Instituto Kailua pode te ajudar a se preparar para o ENEM e para as provas escolares. Entre em contato para saber sobre a nossa área de reforço escolar!

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments