header-logo.png Instituto Kailua
Turismo voluntário: A modalidade que está ganhando espaço no mercado.
cultura, Dicas, turismo, viagem, voluntário,

Turismo voluntário: A modalidade que está ganhando espaço no mercado.

Como fazer turismo voluntário?

Sabemos que viajar é incrível, conhecer novas culturas, visitar lugares maravilhosos, ter contato com pessoas diferentes. E, fazer tudo isso ajudando o próximo é ainda melhor. Por isso, o turismo voluntário anda crescendo tanto. Então, se você ainda tem dúvidas sobre esta “modalidade de viagem”, vem com a gente para descobrir um pouco mais.

É importante que você pesquise bastante sobre a organização mediadora que oferece o turismo voluntário, porque podem existir muitos golpes para arrancar dinheiro dos viajantes. Por isso, tente contar com relatos de amigos, familiares ou pelo menos de pessoas conhecidas, para se prevenir. Isso vale para qualquer agência de viagem, já que taxas são pagas e tem a ver com a sua segurança, física e financeira.

Depois de fazer uma busca detalhada sobre a organização mediadora, veja quais tipos de voluntariado são oferecidos e qual se encaixa melhor em seus objetivos e perfil. Existem trabalhos com animais, crianças, adultos, comunidades. Procure saber o que se espera com o projeto e como funciona a coordenação, que normalmente é feita por profissionais bem qualificados.

Dê preferência, também, a projetos voltados para a sustentabilidade e que sejam contínuos, porque costumam trazer mais benefícios para a comunidade local. Claro que projetos pontuais são proveitosos, mas se as pessoas puderem usufruir dos ganhos por mais tempo, melhor será!

Outro ponto importante será sua disponibilidade de tempo, veja quantos dias você dispõe para o turismo voluntário, pense em onde ele ocorrerá – geralmente isso é resolvido de acordo com os projetos oferecidos pelas organizações mediadoras.

O tipo de qualificação é algo que costuma trazer dúvidas, mas grande parte dos trabalhos voluntários não pedem currículos muito extensos, ainda que alguns cuidados sejam tomados para garantir a segurança da comunidade onde ocorrerá o projeto e, claro, do viajante. Então, se te pedirem para fazer uma entrevista, não se espante. Afinal, segurança em primeiro lugar!

Claro que existem alguns tipos de trabalhos voluntários mais conhecidos, mas procure estar com a mente bem aberta, afinal você está indo para o voluntariado com o objetivo de ajudar à comunidade. Tente colocar os interesses e necessidades deles acima dos seus, assim você poderá ter uma experiência mais enriquecedora, colaborando com o que é preciso.

No mais, tenha sempre muito respeito às novas culturas e, novamente, pesquise as empresas mediadoras. Converse com outros voluntários, veja vídeos de experiências, a internet é sua maior aliada para buscar informações. E você? Já pensou em fazer turismo voluntário? Já fez? Tem experiências? Então, conta pra gente nos comentários e fique ligado para outras dicas de viagem!

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments