header-logo.png Instituto Kailua
Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma? 
alemão, emprego, entrevista, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano,

Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma? 

Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma? 

 
O momento de uma entrevista de emprego já costuma ser bem tenso, porque você quer passar sempre suas melhores qualidades para o entrevistador. E, se a entrevista for em outro idioma, o nervosismo costuma piorar. Mas fique tranquilo, vamos te dar algumas dicas que podem ser aplicadas em todas as línguas estrangeiras. Lembre-se que temos ótimos professores prontos para te ajudar no aprendizado de uma nova língua, entre em contato com a gente! Vamos às dicas? 

  • Tome muito cuidado com respostas decoradas

A gente sabe que bate aquela insegurança e que vamos sempre buscar algumas perguntas que são recorrentes, mas fique atento para não se deixar limitar a essas respostas. Pode ser que o entrevistador queira que você discorra sobre o que respondeu. Não dá pra ficar apenas no básico, né? 

  • Procure ler mais no idioma

Ler livros para aprender uma nova língua é sempre bom, mas como você precisa de uma linguagem mais corrente, dê preferência aos jornais e revistas. Redes sociais também podem te ajudar bastante, já que são atualizadas a todo momento. A ideia é: quanto mais imerso no idioma você ficar, melhor. O mesmo vale para séries e filmes, ok? Já fizemos uma lista aqui de ótimas séries para maratonar e aprender ao mesmo tempo

  • Tome cuidado com os vícios de linguagem e as gírias

Essa dica está diretamente interligada a anterior. A ideia é que você consiga absorver o máximo para se sair bem na sua entrevista, mas fique bem atento ao estilo de conversa. Afinal, não adianta ser todo informal para falar quando o ambiente e as perguntas não te induzem a isso, né? Então, preste atenção no tipo de variedade que vai utilizar e tente se lembrar de como se portar com essas diferenças. Procure mesclar o seu contato com a língua entre situações formais e informais, assim você vai conseguir lembrar de mais expressões no momento da “avaliação”.

  • Tome cuidado com os tempos verbais

O uso dos tempos verbais costuma ser uma dica para o entrevistador sobre o seu nível no idioma. Não faz mal você demorar alguns segundos a mais para responder, contanto que o faça tranquilamente e da forma mais correta possível. Tente não se atropelar nas palavras, isso deixa a conversa mais natural. Nessa dica te dizemos: dê uma atenção especial aos verbos na hora da sua revisão, principalmente os que possuem conjugação irregular. Assim, você evita correr muitos riscos.

  • Preste atenção para não divagar muito

Claro que muitas vezes os entrevistadores querem saber mais do que perguntam, eles esperam que você desenvolva sua resposta. Mas, se você não souber como continuar um pensamento, pode acabar soando da forma errada. Então, fique atento as suas respostas. Não é necessário que responda tudo com sim ou não (a menos que seja pedido), mas busque falar sobre assuntos que conhece, sempre que for possível. 

  • Dê uma olhada em adjetivos

Por mais clichê que possa parecer essa dica, realmente é um recorrente: é bem provável que seu entrevistador te pergunte “Como você se descreveria?” ou “Quais as suas maiores qualidades?”. Pode ser que ele nem toque no assunto, mas é bom sempre estar preparado. E, se o seu adjetivo puder ser acompanhado de uma explicação breve dos motivos pelos quais você acha aquilo de si mesmo, melhor.

  • Fale para ser avaliado corretamente

Falar apenas o necessário é bom, mas o entrevistador precisará avaliar o seu nível no idioma, então dê a ele o que está sendo pedido. Manter as respostas curtas nem sempre é a melhor saída. Encontre um meio termo para não divagar nem ficar nas respostas prontas. 

  • Tente pensar no idioma em que está falando

É muito comum que ao falar em uma língua diferente da nativa, a gente acabe traduzindo a frase dada e depois respondendo. Procure evitar isso ao máximo, porque você acaba tornando seu processo de pensar em uma resposta ainda mais lento. Uma dica é que você se imagine como um ator, pensando, falando e atuando apenas no idioma pedido. 
Gostou das nossas dicas para se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma? Uma dica a mais é escutar várias músicas e podcasts na nova língua. O áudio te ajuda porque você precisa ficar ainda mais concentrado, já que não tem o recurso visual para te ajudar. Você tem dicas para o pré-entrevista? Diga nos comentários e fique ligado (a) para nossos próximos temas. Até e boa sorte na entrevista! 

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments