header-logo.png Instituto Kailua
Educação e pandemia: o que a tecnologia pode fazer por nós?
aula remota, aulas online, comunicação, ebooks, educação, estudante, estudo, instituto kailua, internet, livros eletrônicos, pandemia, professores, tecnologia,

Educação e pandemia: o que a tecnologia pode fazer por nós?

No início do ano, ninguém poderia imaginar que vivenciaríamos uma pandemia. Entretanto, essa é a nossa realidade e precisamos nos ajustar a um diferente modo de vida.

No que se refere ao âmbito educacional, muitas ações foram desenvolvidas para redesenhar a forma de compartilhamento de conteúdo. Uma dessas ações foi a utilização de ferramentas tecnológicas para substituir as aulas presenciais, denominada ensino remoto. Inicialmente, gerou muita controvérsia em nosso país. Isso se deu por diversos motivos, como ausência de recursos necessários, como computador e internet, falta de estrutura física e ambiente adequado, por exemplo.

Vale acrescentar que, mesmo para os alunos que possuem acesso à internet, há um grande esforço para acompanhar as aulas. Afinal de contas, não são todos os estudantes que sabem gerenciar o tempo dentro de casa, muito menos fazer avaliações à distância. Essas questões, somado ao contexto de confinamento, problemas já existentes e ausência do convívio com os amigos, causou um declínio no rendimento geral.

Não podemos esquecer dos pais. Muitas vezes eles precisam conciliar as tarefas do emprego, que também passaram a ser desempenhadas em casa, com as tarefas domésticas e as atividades escolares dos filhos.

Como é possível perceber, os desafios da pandemia no que se refere ao âmbito educacional são inúmeros. Pensando nisso, nós do Instituto Kailua decidimos mostrar que há alternativas para manter a qualidade dos seus estudos e dirimir as consequências no aspecto pessoal.

Para melhor entendimento, acompanhe a seguir:

1. Mantenha a comunicação com os professores

Mais do que nunca, a comunicação é crucial. Dessa forma, os alunos precisam manter o diálogo não apenas com os amigos, mas também com os professores. Apenas dessa maneira será possível identificar os pontos a serem melhorados em tempos de pandemia.

Além disso, pode ser interessante criar grupos no WhatsApp ou Facebook, por exemplo. Com isso, haveria interação entre o grupo e compartilhamento de conteúdo, por exemplo.

Instagram - Instituto Kailua
Instagram – Instituto Kailua

2. Use os recursos tecnológicos a seu favor

Desde o início da pandemia, muitas ferramentas ganharam notoriedade e o Google Classroom foi uma delas. Além de ajudar no planejamento, permite a troca de diálogo e experiência entre os professores e alunos. Isso se dá porque as plataformas possuem recursos de compartilhamento. Com isso, o professor pode fazer uma apresentação virtual, o que pode otimizar o processo de aprendizado.

3. Leia livros eletrônicos

Ainda no ambiente virtual, há a possibilidade de fazer download de livros digitais, chamados e-books. Eles possuem o formato digital e pode ser lido no celular, computador, tablet, dentre outros.

Há diversos sites que oferecem esse tipo de conteúdo, que pode ser tanto assuntos da escola e/ou faculdade, quanto assuntos aleatórios, como idiomas, games, profissão, dentre outros.

4. Descubra o equipamento mais apropriado

Atualmente, há uma ampla diversidade de equipamentos eletrônicos. Caso você possua telefone, computador e tablet, por exemplo, descubra qual te deixa mais confortável. Além do conforto, há que se averiguar em qual deles o acesso ao material é mais fácil.

É importante acrescentar que falhas técnicas podem acontecer, pois é um universo novo para todos. Em alguns dias a internet pode cair, outros o computador pode demorar um pouco mais para ligar ou ainda não encontrar o material correto.

Lembre-se que o objetivo é favorecer o entendimento das aulas e manter a qualidade de antes do coronavírus- Covid-19.

Instituto Kailua

A pandemia fez com que o ensino via remoto tivesse que ser implantado nos cursos, escolas e universidades para conter o avanço da doença. Sabemos que esse momento está sendo desafiador, ainda que de maneiras distintas. Entretanto, com algumas ações, é possível assegurar a qualidade do ensino.

Caso você esteja com dificuldade em alguma disciplina, o Instituto Kailua conta com professores capacitados e um conjunto de recursos digitais que auxiliam exponencialmente às aulas dos nossos alunos.

Quer saber mais sobre a gente e como estamos lidando com a pandemia?Deixe uma mensagem! Será um prazer!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments