header-logo.png Instituto Kailua
#EstudanteInternacional – Tudo que você precisa saber sobre o Canadá
Dicas, estudar fora,

#EstudanteInternacional – Tudo que você precisa saber sobre o Canadá

CANADÁ
#EstudanteInternacional

Quer aprender o que é necessário para ser um #estudanteinternacional no Canadá? Vem com a gente!

Qual brasileiro que está imerso no mundo da aprendizagem não pensa em estudar fora? Novas perspectivas, novos idiomas. Quando aumentamos nosso leque de línguas, nos apropriamos aos poucos de novas visões de realidade, transformando-nos em cidadãos do mundo, por vezes mais internacionalistas do que os que se encontram limitados a apenas sua língua nativa. Por isso, intercâmbios são tão interessantes e proveitosos para estudantes de todas as idades. Neste sentido, nosso primeiro destino nesta nova série estudantil é ainda dentro do continente americano. Próxima parada: Canadá!
Atualmente, o Canadá é um dos destinos mais procurados por brasileiros para estudar e, até mesmo, só para visitação. Talvez por seus preços mais baixos quando consideramos os EUA ou a Europa. Talvez pela possibilidade de aprendizado mais aprofundado de inglês e, também, francês. Mas, provavelmente pelas altas chances de estudo, seja para um curso de idiomas por algumas semanas, para um intercâmbio estudantil de seis meses ou, até mesmo, uma graduação inteira. O céu parece o limite quando se trata do país.
O primeiro passo é escolher o que vai estudar e qual o direcionamento do seu intercâmbio. Fez isso? Ótimo! Agora, vamos dar uma olhada no que você vai precisar para estar lá.
 

Escolha de cidade

Tão importante quanto o objetivo dos seus estudos. O país é conhecido por ser bastante hospitaleiro, mas devemos levar em consideração os custos de vida, ainda que possam ser mais baratos que outros destinos. As cidades mais populares são Toronto e Vancouver e elas costumam ser um pouco mais caras, justamente por serem mais voltadas ao turismo. Talvez seja mais interessante pensar em cidades um pouco menores, como Montreal ou Winnipeg, que oferecem custos mais em conta. Independente do lugar que escolher, você deve comprovar que possui condições financeiras para se manter no Canadá durante seu tempo de estudo. Então, quebra o porquinho e #partiucanadá

 

Vistos

Depois da escolha da cidade, é importante que você procure sobre os tipos de visto para ficar legalmente no país. Dois fatos são bem legais: o primeiro é que de fevereiro/2014 para cá, todos os vistos concedidos pelo governo canadense permitem diversas entradas. Ou seja, enquanto seu visto estiver válido, você pode ir ao Canadá quantas vezes quiser. O segundo é que desde maio/2017 alguns brasileiros não precisam mais solicitar os vistos para voltar ao país. São as pessoas que já possuem um visto canadense de morador temporário ou um visto válido de não-imigrante dos Estados Unidos, necessitando apenas de um eTA (eletronic Travel Authorization).
Lembrando sempre que o tempo do visto nunca poderá exceder o tempo de validade do passaporte do viajante, separamos os tipos de visto existentes focados em estudos. Além destes, ainda existem outros vistos aqueles focados em trabalho, os que são apenas para o trânsito no país, entre outros.

  • Visto de turismo (V-1): Para aqueles que vão apenas conhecer o Canadá, sem o objetivo de ficar por muito tempo no país. Para ele, não é concedido o direito de estudar, a menos que se trate de cursos com até 24 semanas, ou trabalhar.
  • Visto SX-1: Para aqueles que pretendem realizar cursos de até 24 semanas. É necessário ter em mãos uma carta de aceitação da escola onde irá estudar. Sua diferença para o visto anterior é que este foi criado focando apenas naqueles que querem estudar no país.
  • Permissões de Estudo (Visto S-1 ou Visto SW-1): Se você vai para o Canadá estudar por mais de 24 semanas, estes são os vistos certos. Novamente irá precisar de uma carta de aceitação da escola onde irá realizar seu curso. Qual a diferença entre eles? O SW-1 é feito para os cursos que pedem um estágio obrigatório para a conclusão, ou seja, o estudante precisará trabalhar para se formar (e, com este visto não há a necessidade de um visto de trabalho). O S-1 é feito para aqueles que vão apenas estudar.

Requisitos Linguísticos 

Para estudar em universidades ou colégios, é necessário que os estudantes possuam um nível de inglês avançado e comprovado por testes como o TOEFL ou IELTS. Caso o aluno não possua esta certificação, pode cursar o Pathway e estudar inglês em um programa credenciado pela universidade de destino até alcançar o nível pedido.

Resolveu todas estas pendências burocráticas? Então, vem dar uma olhada no que você pode encontrar por lá.

Cultura, cultura, cultura
O Canadá recebe pessoas de todas as partes do mundo, o que colabora com muita diversidade. Deve-se considerar, também, que é um país extremamente receptivo e tolerante com todas as manifestações culturais. É literalmente uma cidade do mundo. Quer coisa melhor?
Paisagens incríveis
Nem só de estudo vivem o homem e a mulher, então nada melhor do que poder apreciar as belezas naturais canadenses, certo? Boa parte das cidades são arborizadas, o que garante bastantes espaços ao ar livre para recreação. Ah, e as estações do ano são muito bem definidas, o que pode proporcionar uma experiência única. Isso, sem contar com os espaços já voltados para o turismo, como as Cataratas do Niágara.
Segurança
É um dos países mais seguros do mundo, contando com leis rígidas que protegem os cidadãos e com baixíssimas taxas de homicídio. O país, também, por sorte não sofre muito com desastres naturais.
Qualidade de vida
E, não poderíamos deixar de falar sobre o país possuir as melhores cidades do mundo para se viver. Uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer, em março de 2018, apontou as 21 melhores cidades do mundo para se viver e pelo menos três cidades canadenses apareceram: Vancouver (quinto lugar), Toronto (décimo sexto lugar) e Ottawa (décimo nono lugar).
 
Depois de todas essas dicas, ficou convencido? Sim? Então, prepare suas malas e vá ser um #estudanteinternacional.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments