header-logo.png Instituto Kailua
Instituto Kailua desenvolve projeto que leva o ensino escolar para jovens da rede pública com uso da tecnologia
educação, empreendedorismo, empreendedorismo social, escolas públicas, Inclusão digital, orfanato santa rita de cássia, osrc, projeto social, reforço escolar, UVA, veiga de almeida,

Instituto Kailua desenvolve projeto que leva o ensino escolar para jovens da rede pública com uso da tecnologia

Em março de 2020, o mundo como conhecíamos mudou. Tivemos que nos readaptar a uma nova realidade que sempre foi muito distante para nós. Passamos a ficar mais tempo em casa, evitamos contatos físicos, paramos de participar de eventos sociais e fomos jogados dentro do universo online contra a nossa vontade.

Um dos setores mais afetados com todas essas mudanças foi a educação. No município do Rio, as escolas imediatamente suspenderam suas atividades como orientadas pelo Ministério de Saúde. Até aí, tudo bem… Em pouco menos de um mês, as escolas particulares encontraram soluções inteligentes e tecnológicas para que seus alunos não fossem prejudicados. O problema é que as escolas públicas não seguiram pelo mesmo caminho. Hoje (outubro), as crianças e adolescentes do Rio de Janeiro estão sem aula.

O ensino público do município já era muito debilitado. Já existia um espaço agressivo entre os dois universos (público e particular). Agora, com mais 8 meses de intervalo, essa distância piorou. E muito!

Instagram - Instituto Kailua
Instagram – Instituto Kailua

O Instituto Kailua (IK) sempre visou deixar sua marca na educação social do nosso país. Percebemos que chegou a hora de dar um basta nessa situação. Em parceria com a Universidade Veiga de Almeida, o Orfanato Santa Rita de Cássia e a empreendedora social Joana Gamillscheg, o IK resolveu sair da inércia e tentar ajudar um pouco o 1º setor que demonstra estar em coma profundo quando o assunto é educação. Nosso objetivo é oferecer aulas de reforço escolar nas principais disciplinas escolares (matemática, português, ciências, estudos sociais e inglês). Para isso, utilizaremos recursos limitados como Google Meet e WhatsApp. Não almejamos substituir o ensino escolar tradicional, apenas servir como um importante aliado as escolas públicas.

Nosso projeto visa:

Alfabetização online: É notório o problema de alfabetização em crianças da rede pública de ensino. Em nosso projeto, conseguimos observar que até crianças de 11 e 12 anos ainda não conseguem ler e escrever como esperado para a idade. Queremos intensificar e acelerar o processo de alfabetização dos alunos que estão atrasados em relação aos colegas de classe.

Seguir os passos das escolas particulares e retomar os estudos online: O fato de algumas escolas particulares terem retomado os estudos semanas após a implementação da quarentena e as públicas não é assustador. A diferença na qualidade entre o ensino municipal e particular no Rio de Janeiro já é notório, se o município cessa a única coisa que oferece, a diferença no desenvolvimento pessoal, educacional e futuramente profissional poderá ser comprometido. O IK visa correr atrás do tempo perdido e oferecer apoio às escolas públicas do município. 

Desmistificar que o ensino online não funciona para todo mundo: A digitalização da educação já era uma realidade antes da pandemia de COVID-19.  Porém, ainda não estávamos preparados para uma mudança tão brusca e instantânea. Aqueles com recursos rapidamente se adaptaram. Infelizmente a maior parte da população do Rio de Janeiro não provém de recursos. Nosso objetivo é mostrar que o ensino online é possível para qualquer aluno, de qualquer idade, desde que para o mesmo seja dado os mesmos recursos que seus colegas.  

Começar uma revolução educacional no estado do Rio de Janeiro : Ainda que audacioso, esse é o principal objetivo que buscamos. Queremos inspirar outras empresas a fazerem o mesmo. Juntos em nosso projeto ou que comecem seus próprios. Mostrar ao poder público que podemos ser aliados na luta pelo acesso à educação. 

A fase 1 do projeto está prevista para o dia 13 de outubro de 2020 com 20 estudantes. A fase 2 e 3 estão previstas para novembro com a inclusão de mais de 50 outros alunos(as).

Quando tudo normalizar, analisaremos a necessidade de manter as aulas online como reforço escolar.

COMO EU POSSO AJUDAR?

Instituto Kailua

O Instituto Kailua quer expandir o projeto para outras partes da cidade. Buscamos parceiros para ajudar nesse projeto. Empresas que desejarem participar, podem entrar em contato através do e-mail: raphael@institutokailua.com . Como pessoa física, você pode colaborar financeiramente através de doações.

O IK preza pela transparência. Quem desejar uma cópia do escopo do projeto e de todos os nossos custos, pode solicitar através do e-mail raphael@institutokailua.com .

Curtiu? Quer saber mais? Você também pode mandar uma mensagem para o nosso WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela! 🙂

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments