Instituto Kailua procura voluntários para projeto de escola internacional social
Quem conhece o Instituto Kailua sabe como acreditamos no potencial da educação como alicerce do desenvolvimento social. Acreditamos que a educação de qualidade é um direito de todos e não apenas dos que possuem condições financeiras favoráveis.
Em 4 anos de história, sem R$ 1,00 de investimento das iniciativas públicas e privadas, fomos capazes de desenvolver 7 projetos sociais que impactaram a vida de quase 200 crianças e adolescentes que ainda não possuem condições de arcar com os estudos. Tudo isso, graças aos nossos alunos. Afinal, cada mensalidade paga financia esses projetos.
Em 2021 demos o pontapé inicial no mais disruptivo projeto educacional da nossa história e, seguramente, um dos mais audaciosos do país. Começamos a trabalhar no desenvolvimento de uma escola internacional social. Isso significa que demos nosso primeiro passo para dentro do universo da educação básica no país.
Origem
A origem do projeto veio da mesma influência do próprio Instituto Kailua. Uma escola na Tailândia! Nosso Diretor-Fundador e CVO, Raphaël Lima, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente a Mechai Pattana School que o motivou a desbravar o universo do empreendedorismo social, mais conhecido como ”setor 2,5”. A escola representa uma espécie de fábrica de empreendedores sociais, criando cidadãos completos e preparados para mudar o mundo.
Melhor do que explicar, queremos que você veja! Confira o breve histórico da escola que deu origem ao Kailua abaixo: (melhor visualizado em tela cheia)
Centro Educacional Aurora Boreal
Diferentemente de uma escola bilíngue, uma escola internacional conta com uma imersão maior na cultura do país de origem. Logo, os seus vínculos com ele tendem a ser mais profundos. Isso se manifesta, principalmente, através do currículo seguido por essas instituições, que conta com adições estrangeiras.
Com isso em mente, fomos atrás dos países que mais se destacam quando o assunto é educação para entender o que eles estão fazendo que pode ser replicado no Brasil. Foi necessário uma análise muito mais aprofundada do que somente métricas e rankings educacionais, como o PISA. Analisamos também o índice de desenvolvimento humano (IDH), índices de analfabetismo, índice de desigualdade social, índices de corrupção, índices de violência e índices de qualidade de vida.
Ainda que os rankeados variem de um índice para outro, notamos que alguns países pontuavam sempre entre os melhores do mundo. 5 deles constavam em todos os top 15 dos índices mencionados acima. São eles todos os países nórdicos: Islândia, Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca.
Notamos que todos eles tem algo em comum: um forte interesse no desenvolvimento educacional da sociedade. Esse interesse gera resultados surpreendentes em áreas que não estão diretamente ligadas a educação.
Com isso em mente, demos início ao audacioso projeto de uma escola de educação básica, inspirada em uma escola tailandesa, mas desenvolvida dentro dos moldes nórdicos. O projeto do Centro Educacional Auroral Boreal começou a ser pensados e estudado com muito carinho pelo Kailua. Serão 2 anos apenas de planejamento para que tudo saia do papel da maneira correta.
Procura-se voluntários!
Para tirar um projeto desse do papel, estamos buscando voluntários de diversos setores para nos ajudar. Buscamos estudantes de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Marketing, Administração e Sociologia para a próxima etapa do projeto.
Se você tem interesse em fazer parte desse sonho, preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: centro educacional aurora boreal, educação básica, escola, escola internacional, kailua,