header-logo.png Instituto Kailua
Jörmungandr e o segredo do amadurecimento saudável
amadurecimento, auto-conhecimento, ciclo, ciclos, ciclos da vida, Jörmungandr, Raphaël, Raphael Lima, thor,

Jörmungandr e o segredo do amadurecimento saudável

”A única certeza que nós temos na vida é a morte”. Certamente você já ouviu essa frase antes. Uma verdadeira sobrevivente, passando de geração para geração. Porém, a verdade é que existem outras certezas na vida. A minha preferida são os ciclos.

Na mitologia nórdica, Jörmungandr era uma serpente que habitava os oceanos do mundo que conhecemos hoje. Ela era tão grande que circundava o mundo. Sua boca alcançava sua cauda do outro lado. Foi a grande responsável pela morte do famoso Deus Thor durante Ragnarök, a batalha que marcou um novo começo para a humanidade. A mitologia nórdica, assim como histórias bíblicas, não devem ser levadas ao pé da letra. O segredo está sempre nas interpretações.

Jörmungandr não era apenas uma serpente gigantesca. Ela era a representação do ciclo de tudo. Tudo que passamos tem começo, meio e fim. Entender isso é a chave para um amadurecimento saudável. O problema é que nem sempre conseguimos entender e, muitas vezes, entramos em uma espécie de negação. Ficamos presos dentro do passado e não conseguimos seguir em frente, gerando frustrações e sentimentos nostálgicos nocivos.

VOCÊ SABIA QUE O INSTITUTO KAILUA TEM UMA PÁGINA NO INSTAGRAM REPLETO DE CONTEÚDOS SUPER INTERESSANTES?

Quando estamos na escola, acreditamos que aqueles amigos, professores, ambientes serão eternos. Pensamos que todas aquelas amizades serão para a vida toda. Quando completamos esse ciclo, meio que sem perceber, começamos outro. Alguns engrenam na vida universitária, outros já começam a trabalhar… Mas independentemente de qual seja o ciclo que você comece, ele tende a acabar. Você termina a faculdade, muda de emprego, muda de casa, de país… E nessa fase, nos nossos 20-29 anos, ainda não conseguimos entender que o ciclo escolhido, é finito. Seja ele qual for.

Eu considero a fase dos 30 a mais importante na vida de uma pessoa. É nela que começamos a perceber que as coisas acabam. E tudo bem. Tente olhar para trás e ver quantas coisas na sua vida, por melhor ou pior que tenham sido, chegaram a um final. Faz parte da vida. Tudo é assim. Você não pode controlar. Ninguém pode. Quanto mais cedo aceitar que tudo que começar terá um final, você poderá lidar com os seus momentos de outra maneira, evitando assim aquele sentimento de Epitáfio dos Titãs.

Entender isso não significa colocar uma pedra no seu passado, mas sim, ter um bom relacionamento com ele. Com seus erros e seus acertos. Entender que algumas decisões tomadas no passado, por algum motivo, fizeram sentido naquela época. Mesmo que hoje, olhando para trás, não faça tanto.

Agora se você já passou dos 30 e ainda sofre por não conseguir se desvencilhar do passado, não se preocupe. Os 30 são apenas o primeiro momento que você é capaz de enxergar os ciclos da vida. Fazer uma auto-reflexão e mudar pode acontecer em qualquer idade.

A chave para um amadurecimento saudável e feliz é o auto-conhecimento. Pare, respire, pense e conclua. Até isso é um ciclo!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Raphael Lima

Raphael Lima

Raphael Lima foi o responsável pela criação do Instituto Kailua (IK). Seu espírito empreendedor deu vida a um projeto idealizado em 2014 e finalmente colocado em prática em 2017.

Rapha também atua como professor de inglês (CELTA - Cambridge), coach de carreira (SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching) e mentor de negócios pelo próprio IK e também como assessor de imprensa de uma Missão Diplomática no Rio de Janeiro.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments