Multiverso: Ficção Científica ou Realidade?
O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) abre-se cada vez mais para diversas possibilidades de histórias, apresentando cenários no espaço e em outros universos e realidades. Desde o fim da última fase do MCU, suas estreias vêm mostrando a introdução de novos conceitos, como o do multiverso. Títulos como as séries Wandavision, Loki, o terceiro filme de Homem-Aranha e, agora, a sequência de Doutor Estranho exploram essa ideia da existência de outros mundos e criam promessas sobre os próximos caminhos da franquia.
Pôster do filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Até seu lançamento na semana passada, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura vinha acumulando muitas expectativas dos fãs. A concepção de multiverso foi muito bem tratada em produções como Wandavision, Loki e Homem-Aranha 3. O mesmo não pode ser dito de Doutor Estranho 2, pois, apesar de examinar o assunto de forma divertida e fácil de compreender, a noção de múltiplos universos é bastante intrincada e, com certeza, não se reduz apenas à caracterização realizada no filme.
Mas, e na nossa realidade, o conceito de multiverso é possível? Será que existem outras versões de nós mesmos em dimensões paralelas? Tal formulação é bastante usada em conteúdos de ficção científica, como os títulos já mencionados e outros, fora do MCU, como Coerência, Donnie Darko, Efeito Borboleta, as séries Dark e The O.A. e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, longa que será lançado em breve nos cinemas brasileiros.
Existem algumas teorias científicas modernas que abrem espaço para a existência de um multiverso quando propõem que o nosso universo observável pode não ser inédito, ou seja, que o espaço e tempo que conhecemos podem não ser a única realidade existente. Alguns cientistas justificam essa possibilidade com o simples fato de que há aspectos sobre o nosso universo que não podem ser explicados com base nas leis naturais que já sabemos. Como, por exemplo, por que há tempo suficiente para fazer estrelas e planetas? Ou por que estrelas brilham como brilham?
A chamada “cosmologia inflacionária” é a ideia que mais vem sendo aceita na comunidade científica que traz o parecer de que no momento do Big Bang, o universo se expandiu muito rápido e de forma exponencial. Uma previsão da teoria é de que esse crescimento poderia acontecer repetidas vezes, o que explicaria uma espécie de constelação de universos.
A mecânica quântica também pode ser uma área da ciência que chega perto de explicar o conceito de multiverso. A teoria proposta pelo físico Hugh Everett, em 1957, chamada “interpretação de muitos-mundos” supõe a existência de linhas temporais ramificadas ou realidades alternativas em que nossas escolhas desencadeiam em resultados diferentes.
Há também a teoria do gato de Schrödinger, que é mais um experimento mental criado pelo físico Erwin Schrödinger em 1935. Seu objetivo era testar a chamada Teoria da Incerteza, em que partículas subatômicas estariam em vários locais girando e se movimentando em diversas velocidades ao mesmo tempo. Então, um observador tentaria medir onde e como elas estão e, com isso, as “obriga” a tomar uma única posição ou velocidade.
#PraCegoVer: essa imagem possui recurso de texto alternativo
Na experiência mental de Schrödinger, um gato é posicionado dentro de uma caixa fechada. Dentro da caixa, é colocado um frasco contendo gás venenoso, um elemento radioativo emissor de partículas alfa e um dispositivo composto de um martelo e um detector de radiação. Se esse detector identificar pelo menos uma partícula alfa, o martelo é acionado e quebra o frasco do veneno e o gato morre. No entanto, é possível que essa fonte radioativa não libere partículas alfa, nesse caso, o gato não morreria. Então existe uma probabilidade de 50% do gato morrer e uma de 50% do gato viver. Para a mecânica quântica, o gato está vivo e morto ao mesmo tempo.
Infelizmente, ainda não existe nenhuma evidência na nossa realidade que comprove a existência de um multiverso, apenas teorias. Talvez ainda precisemos esperar muito tempo para chegarmos a um entendimento mais completo sobre os mistérios da realidade. Até lá, ficará a cargo do cinema e das artes nos fazer imaginar mundos possíveis e viajar para outros universos.
Compartilhe nos comentários o que você acha da ideia do multiverso!
Não quer perder mais nenhum conteúdo? Assine nossa newsletter!
Compartilhe em suas redes sociais:
Tags do artigo: cosmologia inflacionária, dark, doutor estranho 2, gato de Schrödinger, Marvel, MCU, multiverso, séries da marvel,