header-logo.png Instituto Kailua
Níveis de compreensão oral em inglês 
avançado, iniciante, intermediario, nível,

Níveis de compreensão oral em inglês 

Níveis de compreensão oral em inglês 

Artigo escrito pela professora Natália Ricardo
Muitas vezes não sabemos indicar qual o nosso nível de compreensão oral em inglês em alguma entrevista de emprego ou no currículo. Embora a divisão usual seja “entendo inglês” e “não entendo inglês”, a verdade é que a compreensão se divide em vários níveis que aumentam à medida que o nível vai crescendo.
Se você acha que o seu nível de compreensão está longe do que julga ser necessário, não desanime. A captação tende a ficar mais aguçada a cada experiência com o idioma, o que facilita o entendimento.
É sabido que, em um primeiro momento, ouvir um diálogo em uma aula de inglês ou em uma viagem para o exterior pode parecer um pouco difícil. Entretanto, com o som das palavras, entonações, expressões culturais e sotaque, o desenvolvimento será rápido e eficaz. Sem mencionar que com a convivência com o idioma, aqueles sons que antes eram escutados apenas em músicas e filmes, passam a ser familiar.
É preciso ter um ponto de partida para traçar metas e avançar na língua inglesa. Diante disso, falaremos sobre os cinco níveis de compreensão oral em inglês, sejam eles:
1. Iniciante sem nenhum entendimento;
2. Iniciante com entendimento básico;
3. Intermediário com pouco entendimento;
4. Intermediário com muito entendimento; e
5. Avançado.
Alguns testes de proficiência podem ainda incluir a opção “falante nativo” como a última opção ou outros níveis acima dele.
Vamos ver cada um deles e o que define cada nível de compreensão.
1. Iniciante sem nenhum entendimento
Como o próprio nome define, é aquele onde se encaixam as pessoas que ainda não conseguem traduzir tudo o que ouvem. Estudantes que dominam apenas expressões populares ou frases de músicas conhecidas também estão incluídas nesse nível.
Nessa fase, os alunos entram em contato com a sonorização das palavras a partir de textos simples e com palavras utilizadas em situações cotidianas. Há instituições em que a metodologia visa a praticidade do inglês desde o início, logo, o avanço será feito com mais rapidez e eficiência.
2. Iniciante com entendimento básico
Esse nível inclui os indivíduos que têm habilidade para compreender textos com vocabulários simples, além de diálogo que não usam expressões e gírias.
O vocabulário nesse nível ainda é escasso, visto que só tiveram contato com o idioma durante o ensino regular e nunca estudaram de maneira aprofundada.
3. Intermediário com pouco entendimento
A diferença do nível 2 para o nível 3 é que os estudantes conseguem assimilar áudios ou conversas que não são próprias aos temas e atividades do idioma. Nesse estágio, o aluno tem compreensão de 20% a 70% do que está sendo dito em séries, músicas e diálogos.
4. Intermediário com muito entendimento
Os indivíduos ficam estimulados a continuar os estudos porque, em situações diárias, elas já são capazes de assimilar cerca de 50% do assunto, sobretudo acerca do assunto abordado.
Nesse momento, as séries e filmes legendados ficam muito mais interessantes, visto que não é necessário voltar totalmente a atenção para as traduções. Além disso, os interesses de conteúdos variados tendem a aumentar, já que conseguem compreender sem muito esforço.
5. Avançado
Esse nível se refere aos indivíduos que compreendem acima de 80% do idioma. Isso significa ser capaz de estabelecer um diálogo com algum nativo e recorrer ao dicionário apenas em situações que exigem conhecimentos específicos.
Embora haja outras determinações, quem está nesse nível, pode se considerar muito próximo de uma compreensão como um nativo. Logo, é necessário praticar a conversação e listening para alcançar 100%.
Quem domina 80% da compreensão oral, também é capaz de falar muito bem. Acreditamos que o maior impeditivo seja o medo de errar, que poderá ser sanado com o uso corriqueiro do idioma.
Após essa divisão de estrutura, fica mais fácil estabelecer uma meta e um ponto de partida para o desenvolvimento da língua inglesa. Indivíduos que almejam, por exemplo, fazer um intercâmbio ou se comunicar no meio empresarial, devem se dedicar para avançar os níveis de compreensão de forma gradual, mas constante.
A partir desse texto consegue perceber qual o seu nível de compreensão? Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com o Instituto Kailua, que poderá indicar um profissional voltado para os seus objetivos.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments