header-logo.png Instituto Kailua
O 250º aniversário de Beethoven
250º aniversário de Beethoven, alemanha, alemão, aprender alemão, aula de alemão, Aula online, aula particular, aula remota, Idiomas, instituto kailua, turma de alemão,

O 250º aniversário de Beethoven

Beethoven foi um radical inovador musical: A Alemanha e o mundo celebram o seu 250º aniversário

Ludwig van Beethoven foi um pianista, regente e compositor alemão, nascido em Bonn, Alemanha, no dia 17 de dezembro de 1770 e falecido em Viena, em 26 de março de 1827.

Beethoven produziu cerca de 200 obras como sonatas, sinfonias, concertos, quartetos para cordas. No entanto, escreveu apenas uma ópera, “Fidélio”.

O compositor alemão soube captar as características do romantismo e escreveu obras que expressam ideias e sentimentos. Além disso, inovou ao aumentar o número de músicos de uma orquestra para executar suas obras e empregar um coro na sua última sinfonia.

“A verdadeira arte permanece imperecível”, disse Ludwig van Beethoven. Uma citação que também se aplica a sua música. Ele foi um humanista, um incompreendido em sua forma de pensar, um visionário musical – e ainda é um dos compositores mais tocados no mundo de hoje: Ludwig van Beethoven (1770 – 1827). Mesmo sua perda auditiva, que começou quando ainda não tinha 30 anos, não impediu Beethoven de compor. Ele escreveu algumas de suas obras mais famosas quando estava quase surdo. Estas incluem a 9ª Sinfonia, concluída em 1824. Seu último movimento tornou-se mais tarde o Hino Europeu como um arranjo instrumental.

Mesmo tanto tempo depois de sua fase criativa, Beethoven é tão popular quanto relevante. A Alemanha celebra seu 250º aniversário de 16 de dezembro de 2019 a 17 de dezembro de 2020 – em sua cidade natal, Bonn e muito mais além. Concertos, exposições, dança e teatro: sob o título “BTHVN2020”, 300 projetos e eventos oferecem a oportunidade de (re)descobrir Beethoven e sua arte. Com “BTHVN”, o próprio Beethoven assinou algumas de suas partituras

A surdez de Beethoven, um desafio para o gênio

Por volta de 1800, o compositor começa a sofrer problemas auditivos, em consequência de uma doença degenerativa, que o leva a pensar em suicídio.

Nos últimos dez anos de sua vida, Beethoven ficou completamente surdo, mas sua produção não parou. Isso foi possível porque os músicos desenvolvem a capacidade de memorizar o som das notas, sem que seja preciso escutá-las.

Depois de várias crises de depressão, Beethoven é atingido por uma pneumonia, cirrose e infecção intestinal.

Faleceu na cidade de Viena, Áustria, com 57 anos, no dia 26 de março de 1827, momento em que estava compondo a 10ª sinfonia.

Considerações sobre o artigo:

Eis um dos maiores gênios da música clássica mundial. Enfrentou limitações cruciais que poderiam tê-lo impedido de criar suas fantásticas composições musicais. Vemos a bravura desse alemão empenhado e dedicado a expressar seus sentimentos com as notas musicais de um jeito talentoso e magnata !

Congratulationfür  Beethoven !

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Rafaella Galdino

Rafaella Galdino

Possui um perfil lúdico, onde sua filosofia de ensino é pautada no construtivismo, vertente defendida por Jean Piaget. Para ela, a melhor forma de aprender um idioma é brincando, rindo e interagindo! Tanto na língua portuguesa quanto na língua alemã.
Amante dos filmes clássicos alemães, ama a cultura nórdica em geral, por isso seus alunos sempre estarão atualizados, sobretudo, quanto a cultura germânica!.
Ela entende que o erro é o processo de aprendizado e não algo negativo, então com os erros que aprendemos a acertar, faz parte do processo!.
Adora conversar, viajar e interagir com todos ao seu redor com muita alegria e carinho ! Por isso bom humor, competência e aprendizado é garantido! De modo eficaz e divertido com a professora Rafaella Galdino!

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments