header-logo.png Instituto Kailua
O Natal na Itália

O Natal na Itália

Ciao carissimi!

Ao final de cada ano, nossas expectativas para a chegada das festas de fim de ano aumentam, não é mesmo?! Começamos a preparar tudo: vestimentas, comidas, presentes, decoração…

No resto do mundo não é diferente, principalmente para aqueles países que comemoram o Natal. 

Cada lugar possui suas próprias tradições, comidas típicas e símbolos natalinos. Muitos elementos são iguais em diversos países, outros… nem tanto; e é sobre essas semelhanças e diferenças acerca do natal italiano que trataremos aqui neste artigo, além de aprender o nome dos elementos que compõem o natal na Itália. Siete pronti?

O natal na Itália, assim como no Brasil, é comemorado no dia 25 de dezembro e partilha das mesmas origens judaico-cristãs; mas as festividades natalinas começam bem antes por lá: se iniciam no dia 8 de dezembro, com “il giorno dell’Immacolata Concezione” e terminam no dia 6 de janeiro com “il giorno dell’Epifania”. Em geral, no dia 8, no início das festas, os italianos costumam montar suas árvores de natal e desmontá-las no dia 6.

Nesse período natalino, existem alguns dias oficiais de festa como La Vigilia di Natale (24 de dezembro), Il giorno del santo Natale (25 de dezembro), giorno di Santo Stefano (26 de dezembro), giorno di San Silvestro (31 de dezembro) e Capodanno ou, como conhecemos, Ano Novo (1 de janeiro).

É difícil definir as tradições natalinas na Itália, principalmente porque cada região comemora de um jeito e possui seus próprios costumes e comidas típicas específicas daquela parte do país. Mas o que é quase que unanimidade em cada região é a presença da família. Assim como no Brasil, na noite da Vigilia (véspera de Natal), os italianos costumam se reunir para um cenone (ceia – grande jantar) com a família para comemorar a data. Em geral, o jantar é à base de peixe assim como na Quaresma.

No dia 25, ao invés do jantar, os italianos se reúnem para um grande almoço em família e para abrir os presentes deixado pelo Babbo Natale debaixo da árvore. Tanto no dia 24 quanto no dia 25 os italiano costumam comer exageradamente – Sì! Si mangia fino a scoppiare – ! E dentre os inúmeros e diversos pratos que estão presentes à mesa de cada região italiana temos o panettone, o pandoro e o torrone.

Mesmo com as diferenças regionais, os três doces estão presentes por toda a Itália. O panettone, originário de Milão, e o pandoro, de Verona, são bem semelhantes, mas o primeiro – famoso em terras brasileiras – possui frutas cristalizadas no meio  e o segundo vem acompanhado apenas por uma cobertura de açúcar.

Na véspera, também é comum que os familiares se reúnam para jogar tombola e bingo – jogos muito semelhantes entre si – além de aproveitar para passar um tempo com os parentes.

Sabemos que aqui no Brasil é comum contar aos pequenos que o Papai Noel faz a entrega dos presentes. Mas e na Itália? Será que existe um Papai Noel também? Como dito anteriormente, essa figura natalina existe, sim, e ela é conhecida como Babbo Natale e realiza a entrega dos presentes no dia 25 de dezembro, porém ela não é a única a entregar os presentes.  

Dependendo da região, outras figuras do folclore italiano é que farão a entrega dos presentes. Nos dias 12 e 13 de dezembro, quem faz a entrega aos pequeninos é Santa Lucia. O Babbo Natale entrega os presentes entre os dias 24 e 25. San Nicola entre os dias 5 e 6 de dezembro. Já no dia 6 de janeiro, dia dell’Epifania, a bruxa Befana é quem faz as entregas dos presentes, deixando-os dentro das meias penduradas na chaminé. Conta a tradição que, ao invés de doces de presentes, as crianças que se comportavam mal recebiam carvão.

Agora que vimos um pouquinho do natal na Itália, vamos aprender como se chamam alguns dos elementos que fazem parte de sua tradição natalina, além de aprender algumas frases que fazem parte desta festa. São eles:

Árvore de natal – Albero di natale

Papai noel – Babbo Natale

Enfeites natalino – Addobbi natalizi

Bolas de natal – Palline di natale

Sinos – Campanelle

Presépio – Presepio/ Presepe

Boneco de neve – Pupazzo di neve

Rena – Renna

Trenó – Slitta

Guirlanda- Ghirlanda

Presente de natal –  Strenna natalizia*

Véspera de Natal – Vigilia di natale

Feliz Natal – Buon Natale

*Presentes que são dados e recebidos especificamente no Natal. Podemos fazer referência aos presentes, de maneira geral, usando a palavra regali ou até mesmo doni.

Buon Natale e buon capodanno a tutti!!!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: cultura, fim de ano, Idiomas, instituto kailua, italia, Italiano, natal,

Sobre o autor:

Ludmila Pestana

Ludmila Pestana

Meu nome é Ludmila Pestana, sou professora de italiano há mais ou menos 4 anos e faço parte do Instituto Kailua desde de 2020. Apaixonada por literatura e cinema, busco sempre inserir esses e outros aspectos culturais nas aulas, tornando-as, assim, dinâmicas e indo além da - não menos importante- gramática. Minhas aulas são repletas de conteúdos didáticos e interativos que permitem que o processo de aprendizagem se adeque de acordo com os objetivos e interesses de cada aluno.

Estudei na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde, além da graduação e pós-graduação em tradução, trabalhei como professora de italiano do programa de extensão em línguas (Licom) que ofereceu uma contribuição enorme para minha formação docente.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments