header-logo.png Instituto Kailua
Oktoberfest – Mês de Outubro
alemanha, Aula online, aula remota, instituto kailua, oktoberfest, Outubro,

Oktoberfest – Mês de Outubro

A história da Oktoberfest começou em Munique, na Alemanha. Sua criação se deu por um motivo muito simples: em 12 de outubro de 1810, o Rei Ludwig I havia acabado de se casar com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen e convidou os cidadãos de Munique para testemunhar a união. Para isso, promoveu corridas de cavalo, espetáculos e celebrações em frente aos portões da cidade. Na ocasião, foram servidas bebidas, como chopp e vinho, para a população.

Nos anos seguintes, durante a mesma época do ano, os moradores da região repetiram a festividade, acrescentando novos elementos, como barraquinhas, mostras para promover a agricultura local e competições de escalar árvores.

Instagram - Instituto Kailua
Instagram – Instituto Kailua

Oktoberfest na atualidade

Hoje, a Oktoberfest de Munique já passou por mais de 200 edições e é a maior festa de cerveja do mundo. Apesar do seu nome, que significa “festa de Outubro”, é comum que se inicie no final do mês de setembro, se estendendo por 16 dias.

O evento alemão se tornou uma festa mais familiar, com limites de horário e de decibéis para as atrações, que incluem um desfile organizado pela prefeitura, parques de diversões, orquestras e tendas com comidas.

A Oktoberfest está em casa em Munique, mas ela também está presente na China, no Brasil e nos Estados Unidos, atraindo milhares de pessoas. Para os nativos, a Oktoberfest de Munique é o “Wiesn” (o gramado), a maior festa popular do mundo. Ela acontece já há mais de 200 anos no parque Theresienwiese, na capital da Baviera, atraindo cada ano cerca de seis milhões de pessoas durante os 17 dias. Mas a Oktoberfest, para a qual as cervejarias de Munique fabricam um chope especial, já tem imitadores em todo o mundo.

Instituto Kailua

Sobretudo em Santa Catarina, em Blumenau, onde ocorre a comemoração alemã mais visitada de todo o Brasil: Quase a mesma coisa acontece na cidade brasileira de Blumenau, cuja denominação é a de um alemão do mesmo nome. Localizando-se mais de sete mil quilômetros de distância de Munique, Blumenau acolhe todo ano mais de 700 mil pessoas na sua Oktoberfest.

Quem quiser se preparar para a festa pode baixar da internet e aprender as tradicionais canções do “Wiesn” em português.

Seja na Alemanha ou no Brasil, a Oktoberfest é muito importante para a cultura local. Além do consumo de cerveja, a festa é destinada a atrações locais e típicas e confraternização da população.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Rafaella Galdino

Rafaella Galdino

Possui um perfil lúdico, onde sua filosofia de ensino é pautada no construtivismo, vertente defendida por Jean Piaget. Para ela, a melhor forma de aprender um idioma é brincando, rindo e interagindo! Tanto na língua portuguesa quanto na língua alemã.
Amante dos filmes clássicos alemães, ama a cultura nórdica em geral, por isso seus alunos sempre estarão atualizados, sobretudo, quanto a cultura germânica!.
Ela entende que o erro é o processo de aprendizado e não algo negativo, então com os erros que aprendemos a acertar, faz parte do processo!.
Adora conversar, viajar e interagir com todos ao seu redor com muita alegria e carinho ! Por isso bom humor, competência e aprendizado é garantido! De modo eficaz e divertido com a professora Rafaella Galdino!

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments