header-logo.png Instituto Kailua
Os cumprimentos em alemão

Os cumprimentos em alemão

Vamos dar uma acalmada na gramática e voltar ao início de tudo. Vou mostrar pra vocês alguns cumprimentos em alemão e em quais contextos eles podem ser usados!

Primeiramente, vou mostrar pra vocês cumprimentos informais em alemão, a forma mais conhecida e, provavelmente, a mais fácil é “Hallo!”, há também outra forma que, provavelmente,é um empréstimo da língua inglesa, mas é muito utilizada entre os jovens, é o famoso “Hey!”, os mais jovens costumam usar um vocativo junto desse cumprimento, ex: “Hey, alter!” (Ei, velho!), “Hey, Bruder!” (Ei, irmão!), também tem um que é bem simples: “Tach!”, o que seria uma corruptela de “GutenTag”, um cumprimento formal.

Lembrem-se, essas são maneiras informais de se cumprimentar, isso quer dizer que esse tipo de cumprimento requer um determinado grau de “abertura”, por parte do seu interlocutor, é importante analisar sempre o contexto.

Agora vamos aos cumprimentos regionais

Servus!”(2x), essa forma é mais corrente no sul da Alemanha e na Áustria, mas é perfeitamente compreensível em qualquer região, também é informal.

Uma forma também muito própria do sul da Alemanha e da Áustria é “GrüssGott!”, pode soar um pouco estranho pra nós que falamos português, mas não é tão difícil quanto parece, basta treinar um pouquinho que já é possível fazer.

Há também outra forma um pouco parecida com essa, mas essa é típica da Suíça, é o “Gruezi!”.

Instagram - Instituto Kailua
Instagram – Instituto Kailua

E, por último, para não nos acusarem de sulistas, eu trago aqui um cumprimento típico do norte, é o “Moin!”, ou “MoinMoin!”. Pode soar engraçado, eu sei, mas é um cumprimento real, ele existe!

Agora vamos aos cumprimentos formais, esses que são padrão em qualquer lugar onde se fala alemão.

Vamos começar com o “GutenMorgen!” (Bom dia!), esse é aquele que se diz do início da manhã, até, mais ou menos, às 11 horas, depois desse temos o “GutenTag!”(Bom dia!), esse também é um “bom dia”, até pela sua tradução, e é um dos cumprimentos mais importantes da língua alemã, ele costuma ser utilizado das durante a tarde, mas serve para qualquer hora do dia, por isso é importante conhece-lo, ele pode te salvar quando der branco! Temos o “GutenAbend!”(Boa noite!), esse é usado entre 18 e 22 horas, também é importante, usa-se majoritariamente ao cumprimentar pessoas quando chegamos a algum local, por fim, temos o “GuteNacht!”(Boa noite!), esse é despedida ou para a madrugada.

            Há uma lista infinita de cumprimentos possíveis em alemão, mas esses são os mais utilizados, a maioria dos que são muito desconhecidos se restringem a contextos regionais.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: alemão, aula de alemão, Aula online, cumprimentos em alemão, instituto kailua, turmas de alemão, vocabulário,

Sobre o autor:

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento

Gabriel Nascimento é formado em Letras: Português – Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi bolsista do programa Hochschulwinterkurs fornecido pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no ano de 2018 e atualmente cursa mestrado em Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica pelo PPGLC -UFRJ. Atua como professor de Língua Alemã desde meados de 2017, além de atuar academicamente com pesquisas ligadas à Idade Média desde 2016.

3 1 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments