header-logo.png Instituto Kailua
Quais os prós e contras do Ensino a Distância (EaD)?
ead, ensino a distância, faculdade, graduação, pós-graduação, universidade,

Quais os prós e contras do Ensino a Distância (EaD)?

Quais os prós e contras do Ensino a Distância (EAD)?

Quando a época de vestibular se aproxima, você começa a se questionar sobre as suas opções, não apenas sobre o que fazer na faculdade, mas sobre como fazer o seu curso. Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Ensino a Distância. Nós do IK vamos te falar alguns prós e contras deste tipo de modalidade para que você tome a decisão final! 

Pontos positivos

Permite trabalhar e estudar com mais tranquilidade – A modalidade EAD permite uma flexibilidade maior de horários, você pode assistir às aulas em qualquer espaço e estudar da forma como achar mais adequado, com professores e monitores a sua disposição. Este tipo de curso universitário é muito procurado por pessoas que não possuem tempo hábil de ir até a universidade ter uma aula presencial. Houve também um aumento considerável no que diz respeito a quantidade de pós-graduações em EAD, proporcionando mais graus educacionais aos alunos e inúmeras possibilidades. 
Democratização do ensino – Por muito tempo, a educação superior pertenceu a uma elite com dinheiro, mas o sistema de cotas, assim como o de educação a distância possibilitaram a entrada de pessoas com menor poder aquisitivo na universidade. Os cursos de EAD costumam ser mais baratos do que os presenciais, até mesmo os ministrados pelas universidades públicas (já que não há gastos de passagem, alimentação ou xerox para os alunos irem diariamente para as aulas – estes também são gastos consideráveis). 
Inclusão das pessoas com necessidades especiais – Infelizmente, nem todos os cursos possuem o preparo adequado para receber pessoas com necessidades especiais e, os cursos EAD possibilitaram a inserção destas pessoas, já que elas podem assistir às aulas sem sair de casa. Com isso, muitas pessoas conseguiram seu tão sonhado diploma! 

Pontos negativo

Depende do acesso à tecnologia – As aulas podem ser acessadas de qualquer lugar, mas isso requer que você tenha acesso à Internet, então você deve estar disposto a pagar para ter um pacote de dados a fim de se manter online durante as aulas. Você irá depender, também, dos seus equipamentos. Então, se tiver algum tipo de problema com seu celular ou computador, suas aulas serão comprometidas, principalmente se forem ao vivo. 
Nem todos os cursos possuem essa modalidade – Ainda que existam diversos cursos dentro do EAD, muitos não possuem essa possibilidade, principalmente os dentro da área de saúde, que requerem um contato direto com outra pessoa. Então, embarcar nessa modalidade também dependerá do curso que quer fazer. 
Exigem um comprometimento ainda maior do aluno – Qualquer curso requer um empenho do estudante, mas a modalidade EAD depende principalmente da força de vontade e da dedicação de cada um, já que não há uma interação presencial com os professores e os estudantes ficam sendo os responsáveis por conseguir um melhor aproveitamento das aulas. Outra coisa que se perde com isso é o debate entre as partes, já que os docentes muitas vezes são procurados apenas para as dúvidas.  
E você, o que acha do Ensino a Distância? Já considerou essa modalidade ou já estudou assim? Conte nos comentários! 
 

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments