header-logo.png Instituto Kailua
Qual a diferença entre "That’s why" e "That’s because"?
aula de ingles, because, Inglês, that's because, that's why, why,

Qual a diferença entre "That’s why" e "That’s because"?

That’s why ou That’s because?

Artigo escrito pela professora Natália Ricardo.
Quando eu devo usar that’s why ou that’s because? Qual a diferença entre eles? Se você tem dúvidas sobre o uso dessas duas pequenas frases, esse post é para você!
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o uso de that’s why e that’s because possui grandes diferenças, visto que cada uma dessas frases tem um propósito. Que tal começarmos por “that’s why”?
Essa frase expressa uma causa ou razão pela qual o fato aconteceu. Na língua portuguesa, seria traduzida como “é por isso que …” ou “esse é o motivo pelo qual …”. Vejamos alguns exemplos:
It is very cold outside. That’s why I am freezing. – Está muito frio lá fora. É por isso que eu estou congelando.
Observe que, no exemplo acima, a sentença “that’s why” está iniciando a causa ou motivo pelo qual o indivíduo estava com muito frio. Achou complicado? Vamos ver outras frases.
She is not friendly and that’s why people don’t like her. –  Ela não é amigável e é por isso que as pessoas não gostam dela.
Jasmine is scared and crying a lot. That’s why I called you. I don’t know what happened. –  Jasmine está assustada e chorando bastante. Por isso que eu te liguei. Eu não sei o que aconteceu.
Vamos ver quando utilizamos “that’s because”? Essa frase expressa um resultado para algo que aconteceu. Na língua portuguesa costumamos usar “por causa de”, “isso se dá devido ao fato de”, “é porque”.
Vejamos alguns exemplos:
– Oh my Gosh! You are all wet! – Meu Deus! Vocês estão todos ensopados!
That’s because it’s raining a lot outside. – É porque está chovendo muito lá fora!
Bom, para que fique mais clara a diferença entre eles, vamos imaginar a seguinte situação:
Após um dia de trabalho, Paul vai até a cozinha e observa que há um cachorro-quente comido pela metade sobre a mesa. Então, ele vai até a sua esposa na sala de estar e diz:
Hey, Mary! I found a half-eaten hot dog on the table.
Mary responde:
Sorry, baby. That’s because I was too full to finish it.
No exemplo acima, Mary diz que não comeu todo o alimento porque estava de barriga cheia. Sendo assim, o resultado de não ter conseguido comer é a metade do lanche em cima da mesa.
No entanto, a frase também poderia ser dita:
Oh! That’s why there were lots of mosquitos in the kitchen. 
Ao escrever dessa maneira, estaria explicado a razão pela qual havia mosquitos na cozinha, ou seja, há uma razão e/ou causa para a presença deles.
 
As traduções para as duas maneiras são:
Desculpe, querido! É porque eu estava de barriga e não consegui comer tudo.
Oh! É por isso que tinha mosquitos na cozinha.
 
Conseguiu diferenciar quando usar “that’s why” ou “that’s because”? Ainda tem dúvidas? Não se preocupe. Seguem outros exemplos:
You are an amazing person!  That’s why I like you. –  Você é uma pessoa incrível! É por isso que eu gosto de você.
He hates Math. That’s why he does not to attend her lecture. – Ele odeia matemática. Essa é a razão pela qual ele não quer assistir a aula dela.
She is being really patient with him and that’s only because he is her daughter. – Ela está sendo muito paciente com ele e é só porque ele é seu filho.
Para encerrarmos, saiba que esse é o tipo de conteúdo que a gente absorve mais rápido quando mergulhamos no idioma. Portanto, tente assistir mais filmes, ouvir e interagir com as pessoas. Você pode tentar criar situações para desenvolver o uso dessa estrutura e se adaptar ao uso na prática.

Espero que esse conteúdo esteja claro mas, caso não esteja para você, mande a sua dúvida pra gente ou deixe algum comentário logo abaixo. Sua dúvida também pode ser de outros alunos!

 

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments