header-logo.png Instituto Kailua
Reforma Pereira Passos – A primeira grande revitalização da cidade do Rio.
aula de história, história, history, Pereira Passos,

Reforma Pereira Passos – A primeira grande revitalização da cidade do Rio.

Reforma Pereira Passos – A primeira grande revitalização da cidade do Rio.

“Rio 40 graus cidade maravilha purgatório da beleza e do caos.”

Artigo escrito pelo professor André Felipe

De fato, é incontestável as inúmeras maravilhas encontradas e expostas na cidade maravilhosa, é possível em um simples passeio de ônibus ou até mesmo a pé se deparar com montanhas, praias, lagoas, cachoeiras naturais, trilhas e eventuais espetáculos promovidos pela prefeitura do Rio de Janeiro. 

É claro que como toda metrópole a cidade do Rio está recheada de problemas, sejam eles relacionados a saúde pública, segurança, transporte, educação e até mesmo de convívio entres os seus habitantes. 

O Rio de Janeiro desde a sua fundação sofreu imensuráveis transformações desde o primeiro processo urbanístico realizado pelo então prefeito Pereira Passos no início do século XX até as obras de revitalização do porto maravilha e da capital fluminense realizadas pelo prefeito Eduardo Paes para a realização dos jogos olímpicos de 2016.

Vamos voltar no tempo e compreender os reais motivos da primeira grande transformação promovida pelo prefeito Pereira Passos com o apoio do então presidente do Brasil Rodrigues Alves e do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

No início do século XX o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, porém, a cidade ainda tinha o aspecto colonial, ruas e vielas a céu aberto, insalubridade e uma imagem ainda pesada de um país que viveu mais de 300 anos de escravidão. A intenção era transformar a capital do Brasil em uma cidade moderna, uma cidade prospera e com condições estruturais de receber novas empresas, os novos automóveis e assim criar um aspecto de cidade moderna. 

Pereira Passos não teve dúvidas e se espelhou em Paris, capital da França.

Criou praças, alargou ruas, construiu estruturas para um “novo” saneamento básico, arborizou a cidade, motivou investidores locais a modernizas seus comércios, ruas hoje muito conhecidas como avenida central que hoje conhecemos como avenida Rio Brando, a extensa avenida Maracanã, avenida beira-mar. 

Das grandes obras da reforma Pereira Passos temos, o majestoso Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional. Locais que são visitados por turistas do mundo todo. 

O Rio de Janeiro era lotado de cortiços, vilas e conhecidas vulgarmente como cabeça de porco, durante a reforma essas vilas e cortiços foram destruídas, dando então o início ao processo que chamamos de favelização da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro morro a ser ocupado foi o morro da providência localizado no centro da cidade. 

É claro que como toda reforma problemas acontecem e não foi diferente no processo de modernização do século XX. Pereira Passos e o médico sanitarista Rodrigues Alves entram em ação como intuito de vacinar a população, porém, isso será assunto para um próximo momento.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments