header-logo.png Instituto Kailua
Termos essenciais para jogar RPG de mesa em francês
aprender francês, aula de francês, Aula online, Francês, games, Idiomas, instituto kailua, jogar RPG de mesa, Termos em francês,

Termos essenciais para jogar RPG de mesa em francês

Você sabe o que é RPG de mesa? Sigla em inglês para role playing game, é um jogo de aventura que mistura construção de narrativa e estratégia. Existe o mestre, que narra a história no universo escolhido, e os personagens, que são os jogadores, estruturados em uma ficha, na qual constam informações sobre raça, classe, competências, habilidades, dons, equipamentos etc. Ou seja, tudo o que é preciso para entrar em uma aventura!

Um dos mais famosos é o Dungeons and Dragons, escrito por Gary Gygax e Dave Arneson e lançado em 1974. Se você assistiu à série da Netflix “Stranger Things”, viu que os personagens amavam jogar D&D (como costuma ser chamado) e passavam horas e horas em volta de uma mesa, encontrando personagens mágicos, enfrentando monstros e organizando as melhores formas de combate.

Desde D&D, o RPG de mesa mudou bastante, conquistou adeptos mundo a fora, com vários sistemas e aventuras diferenciados. De horror lovecraftiano a galáxias distantes, tudo é possível de existir no RPG.

E se você gosta desse universo e ainda estuda ou quer estudar francês, saiba que os franceses também são apaixonados por RPG – ou, em bom francês, o JDR (jeu de rôle)! O país tem diversas associações de JDR, incluindo a nacional, La Fédération Française de Jeu de Rôle (FFJdR), lojas e editoras especializadas, como a John Doe e a Black Book éditions, além, é claro, de ter vários lançamentos próprios.

Se você é jogador de JDR ou quer se tornar um, precisa conhecer o vocabulário principal em língua francesa que você vai encontrar durante uma partida e as abreviações mais utilizadas! Separei os mais importantes para você neste glossário, mais focado em D&D e Pathfinder, mas muita coisa é útil em outros sistemas também. Allons-y!

MJ (Maître de jeu)

Nada mais é que o mestre, aquele que escreve, organiza e guia a partida.

PJ (Personnage joueur)

Personagem jogador, geralmente chamado apenas de ‘perso’. Você precisa escolher a raça (la race), como un gnome (um gnome), un demi-elfe (semi-elfo) ou um tiefling, e uma classe (la classe), comoun guerrier (guerreiro), un magicien (um mago), un ensorceleur (um feiticeiro). Isso nos JDRs mais tradicionais; de acordo com o universo, várias outras raças ou classes são possíveis.

PNJ (Personnage non-joueur)

Personagens não jogadores, ou seja, aqueles que você encontra durante a aventura, geralmente controlados pelo mestre.

Le(s) dé(s)

Os dados. Aqui também usamos a nomenclatura tradicional: d4, d8, d12, d20, d100… Está aí um excelente motivo para aprender os números em francês, não é mesmo? Para lançar um dado, dizemos: lancer un dé.

Por exemplo: Maria, lance un dé 20, s’il te plaît [Maria, lance um d20, por favor].

Dés de vie (DV)

Dados de vida.

Degré de difficulté (DD)

Grau de dificuldade, ou seja, quanto você precisa tirar no lance de dados para que a ação que você quer fazer se concretize, como escalar uma montanha ou achar um livro na biblioteca.

Dégâts

O dano que você faz numa criatura durante um ataque, por exemplo.

Pièces d’or (po)

Moedas de ouro

Pièces d’argent (pa)

Moedas de prata

Pièces de cuivre (pc)

Moedas de cobre

Points de vie (pv)

Pontos de vida.

Jeu d’attaque

O lance de dados para atacar um inimigo, por exemplo. Aqui você deve ajouter les modificateurs et les bonus (acrescentar os modificadores e os bônus) para ter a pontuação final.

Jet de sauvegarde

Quando você está com 0 pontos de vida ou menos, preciso fazer um jet de sauvegarde contre la mort para saber se você se estabiliza ou seu personagem morre, por exemplo.

Jet d’initiative

O lance de dados que é realizado para saber a ordem de ação dos PJs e dos PNJs.

Jet/test

Les tests de caractéristiques, les tests de compétences – os testes de características e de competências.

Test d’intelligence, de sagesse, de charisme, de dextérité, de force – Um teste de inteligência, de sabedoria, de carisma, de destreza e de força.

Em francês, você vai ouvir “Fais-moi un jeu d’intelligence” [Faça um jogo de inteligência], por exemplo.

Classe d’armure (CA)

Classe de armadura, o seu nível de proteção a ataques.

Raté

Quandovocê não atinge a pontuação nos dados necessária para conseguir realizar uma ação, como um ataque.

Échec critique

Quando você lança um d20 e sai 1.

Coup critique

Quando você lança um d20 e sai 20.

Points d’expérience

Pontos de experiência, aqueles que o MJ te dá no final da partida (PX ou XP, a sigla em inglês).

Tour

Sua vez de fazer uma ação, uma manobra. Quando for a sua, o MJ falará “C’est à toi” [É a sua vez].

Bonus de maîtrise

Bônus de maestria, quando você é especialista numa arma ou manobra, por exemplo.

Le livre des règles

O livro de regras, com tudo o que você precisa saber sobre o sistema em questão.

Le bestiaire

O bestiário, livro no qual constam os inimigos possíveis de encontrar durante a partida.

Le rôliste

Pessoas que jogam JDR.

Mjter

Mestrar um JDR.

Vendredi prochain je mjte la nouvelle campagne [Sexta que vem eu mestro a nova campanha].

E, durante a partida, a frase que vocês mais vão ouvir do MJ: Qu’est-ce que vous faites? [O que vocês fazem?].

Gostou de conhecer esse glossário com as principais palavras para jogar RPG de mesa (ou melhor, JDR) em francês? Se você já é um rôliste, não deixe de ver as páginas online dos principais jogos em francês, como Pathfinder e Dungeons et Dragons. Não tem forma mais eficaz de aprender vocabulário sobre o assunto 😉

Se não quiser perder mais dicas relacionadas ao francês, siga o Instituto Kailua no Facebook e no Instagram!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Larissa Mendes

Larissa Mendes

Larissa Mendes é graduada em Letras Português-Francês pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestranda em Literatura Francesa pela mesma instituição. Foi monitora de Francês do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da UFRJ para diversos níveis, incluindo francês conversação e francês para leitura, além de atuar como professora particular de francês para objetivos diferentes (conversação, cursos regulares e preparação para exames como DELF e TCF).
Tem certificado DALF C1 em francês, tendo morado em Lyon, enquanto assistente de língua portuguesa, e em Nice, como parte do mestrado, numa bolsa sanduíche Erasmus+. Apaixonada pela língua francesa e sempre com ensino bem personalizado, espera ajudar seus alunos a alcançar sonhos por meio do conhecimento dessa belíssima língua!

5 2 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriane
18 dias atrás

Realmente muito interessante, meu aluno de francês gosta de RPG mas eu não sabia as expressões. Obrigada!