header-logo.png Instituto Kailua
Todo Empreendedor Deve Ser Como um Girassol
ciclo de influencia, coaching, empreendedor, girassol, negocios,

Todo Empreendedor Deve Ser Como um Girassol

Todo empreendedor deve ser como um girassol

Ficou confuso com o título desse artigo? Tranquilo. Não é muito convencional mesmo. Mas continua lendo que você vai ver que essa é a regra mais importante na vida de um empreendedor. 
Empreender no Brasil não é fácil. Se eu listar todos os problemas que você já enfrentou e ainda vai enfrentar nessa vida de empreendedor, o artigo não teria fim. Nem todo mundo consegue a proeza de abrir o seu próprio negócio no Brasil. Muitas empresas grandes fecham, como recentemente foi o caso da Glovo que abandonou as operações no Brasil pois percebeu que o país requer uma carga de dedicação (muito) acima da média. Mas o principal empecilho para o seu sucesso é você mesmo. A forma como você se porta, dita o rumo dos seus negócios. 
Tá, mas o que que tem haver o girassol com isso?
Vou chegar lá… Muitas pessoas sabem que o girassol é uma flor que procura o sol. Os girassóis começam o dia virados de frente para o sol, no leste. Conforme as horas vão passando, a flor o acompanha até oeste. De noite elas giram de volta para o leste, recomeçando o ciclo. O movimento tem um propósito bem específico: segundo a pesquisa, essa estratégia garante um estímulo no crescimento e atrai mais insetos para polinizar. 
Mas e quando está nublado? Ele fica murcho? 
Muita gente pensa que sim, mas estão redondamente enganados. Em dias nublados, o girassol se vira para outro girassol. Isso porque na ausência da luz solar, a flor busca a luz de outra flor. E é exatamente isso que você deve fazer também. Busque pessoas com luz e presença. Evite pessoas que te jogam para baixo. 

Todo empreendedor tem uma fogueira dentro de si. Essa fogueira é a sua motivação misturado com uma dose de empolgação. A motivação é a brasa. Sabe aquela que queima igual lava, mas não faz labareda? Então… é o que queima mesmo. A labareda é a sua empolgação. Nenhuma fogueira queima com fogo alto o tempo inteiro. Ela aos poucos se esvai. Muitas ideias morrem quando o empreendedor vê a chama apagar e decide não acreditar no poder da brasa. Resultado? Depois de um tempo se apaga. Quando você está cercado de pessoas que só sabem apontar as falhas, que colocam obstáculo em tudo, que não embarcam nas suas loucuras com você, você está automaticamente jogando água no seu fogo.
Vamos fazer um teste?
Pega o seu telefone. Abre o seu WhatsApp. As últimas 5 pessoas que falaram com você… elas jogam lenha na sua fogueira ou jogam água nela? 
Se mais da metade não alimentam o seu fogo e, pelo contrário, apagam sua chama… talvez seja interessante você cogitar mudar seu ciclo de influência. 
Seja como o girassol. Na ausência de uma luz, busque a luz no próximo. Só não desista dos seus sonhos. Se você não lutar por você, dificilmente alguém irá. 

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Raphael Lima

Raphael Lima

Raphael Lima foi o responsável pela criação do Instituto Kailua (IK). Seu espírito empreendedor deu vida a um projeto idealizado em 2014 e finalmente colocado em prática em 2017.

O Rapha também atua como professor de inglês e mentor de negócios no próprio IK e também como assessor de imprensa de uma Missão Diplomática no Rio de Janeiro.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments