header-logo.png Instituto Kailua
TOP 5 – Séries para enriquecer sua imersão cultural dentro da língua inglesa

TOP 5 – Séries para enriquecer sua imersão cultural dentro da língua inglesa

Todo mundo gosta de assistir séries, não é? Com a chegada dos grandes streamings, assistir de forma cadenciada ou maratonar uma série se tornou um passatempo comum entre as pessoas do mundo todo. E o que era antes uma atividade semanal, quando os grandes programas eram exibidos com episódios durante cada semana, hoje se tornou algo rápido e acessível. Então, por que não utilizar desse produto audiovisual para fins educativos, não é mesmo?

Uma das características mais prazerosas quando estamos aprendendo uma língua estrangeira é justamente a imersão cultural que fazemos durante o curso. Não apenas no sentido antropológico ou histórico de uma região, mas todo o convívio de um lugar, suas regras próprias, suas culinárias, expressões, jeitos e tantos outros. É através dessa experiência que conseguimos reconhecer as situações do dia a dia, assim como, praticar as diversas possibilidades e cenários de um lugar. Toda essa experiência, pode vir através de um bom intercâmbio, com interações reais e com pessoas reais. Hoje com o aumento da tecnologia, há várias formas de realizar essa experiência, seja com viagens ou com interações virtuais.

Mas, para aqueles que querem começar de outra forma, a linguagem audiovisual pode ti propor não só uma experiência de imersão completa dentro de narrativas, como também, pode ti ajudar a somar suas habilidades linguísticas, tais como, o vocabulário, expressões idiomáticas, sotaques e convenções culturais de determinadas regiões. Sendo assim, nesse post, proponho a vocês, cinco séries que acredito que possam somar significativamente no seu aprendizado. Vamos lá?

1. Heartstopper

Essa série teen produzida pela netflix conquistou o coração de fãs pelo mundo inteiro com uma proposta simples e muito bem desenvolvida. Na história, um garoto chamado Charlie (Joe Locke), faz amizade com um outro garoto chamado Nick (Kit Connor). Com o tempo, os dois percebem que são mais que amigos, precisando lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa.

É verdade que a série não traz nada de novo como gênero, mas isso não é empecilho, afinal no que ela se propõe, desenvolvimento de personagens, narrativa otimista, visibilidade dentro da comunidade LGBTQIAPN+ e amizade, é entregue de forma satisfatória e muito bem construída. É quase impossível não assistir aos episódios com um sorriso de canto de boca o tempo inteiro. E justamente por essa simplicidade é que a série se torna extremamente positiva para aqueles que estão aprendendo a língua inglesa, principalmente os que curtem aquele sotaque mais carregado. Além disso, por ser ambientada em um cenário escolar, encontramos diversas expressões e vocabulários sobre a rotina dos alunos e alunas de quem mora por lá. É um prato cheio, não?

Onde Assistir: Netflix

2. Sherlock

Ainda na Inglaterra, mas dessa vez indo para Londres, Sherlock chega para aqueles que são amantes de aventuras detetivescas, com um elenco primoroso e uma produção simples, mas eficaz. Na trama, John Watson (Martin Freeman) precisa de um lugar para morar em Londres. Ele é apresentado a um detetive excêntrico chamado Sherlock Holmes (Benedict Cumberbacth) e assim os dois acabam desenvolvendo uma parceria intrigante.

O que falar de Sherlock além de citar que ele é um clássico? Cheio de ritmo e com muita adrenalina, sem dúvida alguma uma das melhores adaptações já feitas sobre este icônico personagem. Londres aqui se torna uma personagem junto aos protagonistas. Podemos sentir seus anseios, suas ruas, vielas e tantos outros lugares. Além disso, Sherlock nos brinda com expressões policiais e frases icônicas da literatura Inglesa. Com certeza, vale a pena dar uma chance!

Onde Assistir: HBO MAX

3. One day at a time.

Imagine uma família Cubana tendo que aprender a se acostumar com a cultura americana? Imaginou? Bem-vindos a One day at a time! Uma série de comédia e Drama brilhantemente construída para nos fazer refletir sobre a vida, a família, nossos laços e objetivos. Uma série que aborda temas atuais como depressão, orientação sexual, xenofobia e tantos outros, de forma hilária e ao mesmo tempo sensível. Vale muito a pena dar uma chance! E por que ela entra nessa lista? Bom leia novamente a primeira linha e divirta-se!

Onde Assistir: Netflix

4. Lovecraft Country:

Na década de 1950, nos Estados Unidos, Atticus Black (Jonathan Majors) se junta a sua amiga Letitia (Jumee Smollet) e seu tio George (Courtney B. Vance) em uma viagem em busca de seu pai desaparecido no sul do país sob forte segregação racial.

Talvez a série de maior desafio dessa lista por trazer um período tão importante dentro da história dos Estados Unidos. Lovrecaft Country é um deleite aos olhos justamente por adaptar vários momentos da história racial americana, dando um verdadeiro protagonismo a pessoas pretas. Aqui não vemos o esteriótipo de personagens pretos em papéis de empregados ou suburbanos, mas personagens fortes que podem ser astronautas do espaço-tempo, caçadores de tesouros, poderosos feiticeiros e heróis de ação. Uma série que conquistou a critica e o público, que nos mostra de forma belíssima a história afro-americana e sua influência dentro da cultura pop, sem deixar de cutucar o racismo estrutural dentro dos Estados Unidos.

Onde Assitir: HBO MAX

5. The Officer:

Você gosta de comédia de subversão? Aquela comédia que nos gera risos sobre a vergonha alheia de um personagem? The Office é a série certa se sua resposta for, sim. Toda a série se passa dentro de um escritório em um subúrbio americano. Os episódios mostram a rotina entediante desses funcionários e as diversas situações que eles passam com seu chefe nada convencional. Para quem quer aprender uma linguagem voltada a essa realidade de escritório e negócios vai encontrar um prato cheio aqui.

Onde assistir: Prime vídeo.

Menções Honrosas:

Modern Family – HBO MAX

Friends. – HBO MAX

How I met your mother. – PRIME VIDEO

Mare of Easttown – HBO MAX.

Big Little Lies – HBO MAX.

The Great. – HULU

                                                                                                                                             Have fun!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Tags do artigo: heartstopper, instituto kailua, lovecraft country, one day at a time, séries inglesas, sherlock, the officer,

Sobre o autor:

Isaac Serrão

Isaac Serrão

Sou escritor desde que me entendo por gente. Sou professor de teatro e graduando em cinema Audiovisual. Sou apaixonado pela linguagem e o poder das histórias. Aqui no Kailua estarei fazendo resenhas críticas de filmes e séries, dando sugestões de conteúdo audiovisual e compartilhando de contos fantásticos.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments