header-logo.png Instituto Kailua
Turbine seu francês: 3 sites incríveis para estudar a língua
français, Francês, journal en français facile, Lyrics Training, RFI savoirs, savoirs, sites em francês, TV5Monde,

Turbine seu francês: 3 sites incríveis para estudar a língua

Você já teve aquele pequeno desespero ao entrar em um site todo em francês, ouvir uma música ou assistir a um vídeo e não entender nada? Sei que dá vontade de sair correndo, mas não tem jeito: é preciso estudar. Mas veja bem: estudar francês não é só fazer exercícios. É todo o conjunto, que inclui incorporar a língua francesa no seu cotidiano e praticá-la sempre que possível.

Com o tempo, depois de tanto se expor ao idioma, aqueles sons começam a fazer sentido; aquela regrinha de gramática fica mais clara e, quando notar, você já não vai mais confundir os verbos no passé composé!

VOCÊ SABIA QUE O INSTITUTO KAILUA TEM UMA PÁGINA NO INSTAGRAM REPLETA DE DICAS EXCLUSIVAS DE FRANCÊS? CONFIRA!

Porém, são tantos sites, vídeos e aplicativos que ficamos perdidos, e a falta de domínio da língua não ajuda muito nessa questão. É por isso que, neste artigo, vou apresentar 3 sites incríveis para você ter contato com o idioma no cotidiano de diferentes formas, tudo gratuito e acessível pelo celular. On y va?

Journal en Français Facile – RFI Savoirs

Todos os dias, às 20h do horário de Paris, o RFI Savoirs, rádio francesa voltada ao aprendizado e difusão da língua, divulga um novo Journal en Français Facile, dedicado justamente aos estudantes da língua. Em dez minutos, o jornal faz um resumo dos principais acontecimentos mundiais em linguagem mais acessível.

Você pode fazer o download e ouvir quando quiser. O mais bacana é que todas as emissões têm transcrição! Assim, você pode ler e ouvir a emissão. Para ter acesso pelo celular, você precisa baixar o aplicativo do RFI
(disponível para Android e iPhone), clicar na opção “RFI Savoirs” no menu e, na lupinha de busca, digitar “Journal en Français Facile”.

Apprendre TV5Monde

O Apprendre TV5Monde é um site ligado ao canal de TV francófono TV5Monde, e é bem completo para estudar francês. Totalmente voltado para um estudo autônomo, apresenta questionários de autocorreção, dicas e resumos bem claros e didáticos de pontos gramaticais.

Os temas são os mais diversos: turismo, atualidades, gastronomia, política — só para dar alguns exemplos. Os vídeos são recentes, garantindo contato com francês atual usado nos países de língua francesa, como Canadá, Senegal, Bélgica e França, claro.

Além disso, ele tem várias coleções específicas, como o Première classe, voltado para quem está dando os primeiros passos no estudo do idioma.
Tudo é dividido por nível, indo do débutant A1 (iniciante) até o avancé B2
(avançado). Não sabe o seu nível? Sem problemas! O site permite fazer um teste rápido para verificar justamente isso.

Está inseguro de ler tudo em francês? Também não tem problema: você pode selecionar o português como idioma no qual vai ler as questões. Também dá para criar uma conta e acompanhar o seu próprio progresso de aprendizagem por meio dos exercícios feitos na plataforma. E ele também tem um aplicativo, disponível para Android e iPhone. Bacana, não?

Lyrics Training

Se você fez aula de idiomas alguma vez na vida, já deve ter realizado aquela
atividade de ouvir uma música e preencher espaços em branco, não é? A ideia do Lyrics Training é a mesma coisa. Você pode usá-lo pelo aplicativo (disponível para iOS ou Android) ou diretamente no site. Após selecionar a música desejada e o nível de dificuldade (débutant, intermédiaire, avancé ou expert), você é redirecionado ao clipe.

Basta clicar em “Cliquez ici pour commencer le jeu”. Se não quiser criar uma conta, clique em “pas maintenant”. Em seguida, é só começar a assistir ao vídeo. Quando mais avançado o nível, mais palavras você deverá escrever!

Ele é excelente tanto para praticar a compreensão oral quanto conhecer novas músicas em língua francesa, já que é atualizado com frequência. Que tal tentar com Dernière Danse, de Indila?

Curtiu as nossas dicas de sites para estudar francês? São formas bem práticas de ter contato com a língua francesa todos os dias, ganhar vocabulário e acostumar-se com a pronúncia do idioma.

Mesmo com o tempo apertado, tirar uns minutinhos para ouvir uma música em francês, assistir a um jornal ou fazer um pequeno exercício de revisão já faz toda a diferença nessa jornada incrível que é aprender um idioma estrangeiro.

Se não quiser perder mais dicas de estudos de idiomas, siga o Instituto Kailua no Facebook e no Instagram!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Larissa Mendes

Larissa Mendes

Larissa Mendes é graduada em Letras Português-Francês pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestranda em Literatura Francesa pela mesma instituição. Foi monitora de Francês do CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da UFRJ para diversos níveis, incluindo francês conversação e francês para leitura, além de atuar como professora particular de francês para objetivos diferentes (conversação, cursos regulares e preparação para exames como DELF e TCF).
Tem certificado DALF C1 em francês, tendo morado em Lyon, enquanto assistente de língua portuguesa, e em Nice, como parte do mestrado, numa bolsa sanduíche Erasmus+. Apaixonada pela língua francesa e sempre com ensino bem personalizado, espera ajudar seus alunos a alcançar sonhos por meio do conhecimento dessa belíssima língua!

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments