header-logo.png Instituto Kailua
Vai fazer entrevista de emprego? Tome cuidado com os erros de português!
currículo, entrevista de emprego, erros de português, português, trabalho,

Vai fazer entrevista de emprego? Tome cuidado com os erros de português!

Vai fazer entrevista de emprego? Tome cuidado com os erros de português!

Mayra Bragança

Você preparou seu currículo com todo o cuidado, enviou para a empresa e recebeu o convite para a entrevista. Esse momento pode ser bem estressante para algumas pessoas, o que pode acabar prejudicando o desempenho durante o processo seletivo.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de recrutamento online Catho, pelo menos 34% dos recrutadores apontaram erros de português são um fator muito importante e que podem acarretar na eliminação do candidato, ficando na frente até mesmo da falta de experiência para o cargo pretendido.
Sabemos que língua é comunicação. Que se você compreende o que a outra pessoa fala, a comunicação entre as duas partes foi bem-sucedida. No entanto, a língua portuguesa também é uma questão de adequação e inadequação, que funciona de acordo com as situações apresentadas. Você não irá se comportar numa entrevista de emprego da mesma forma que faz junto aos seus amigos, em uma ocasião descontraída. O ambiente pede algo mais formal, mais polido. E, assim deve ser sua forma de se expressar. Você deve passar ao entrevistador que possui todos os requisitos para conseguir a vaga almejada.
E, ainda antes da entrevista, o seu currículo deve ser bem analisado. Erros de ortografia neste documento contam de forma negativa para o seu perfil, já que costuma ser o primeiro contato do recrutador com o candidato. Aquele velho ditado aqui se aplica: “A primeira impressão é a que fica”. Por isso, tente elaborar seu currículo sempre da melhor forma. É válido até pedir para um amigo ou parente revisar antes que você chegue à versão final.
De acordo com a matéria do G1, a gerente da Catho Bianca Machado reforça bastante esta ideia quando aponta:
“Em um cenário de grande concorrência, o número de candidaturas para vagas está cada vez maior. É função do recrutador filtrar os candidatos e escolher aquele que se encaixa melhor ao perfil do cargo. Se queimar no primeiro contato por conta de erros de gramática não é perder uma oportunidade de entrevista, e sim várias. O currículo deve receber muita atenção antes de ser enviado ao mercado”.
Considerando isso, preparamos três dicas de ouro que englobam antes da entrevista e o durante:

  1. Veja modelos de currículos online e coloque apenas informações fundamentais e de contato: Nome, telefone, e-mail, data de nascimento, informações profissionais e acadêmicas, cursos que achar relevantes. Não há necessidade de colocar informações muito pessoais como CPF, RG, estado civil, entre outras.
  2. Terminou seu currículo? Peça para algum amigo ou parente revisar. Eles podem te dar uma nova perspectiva do que está escrito, já que estarão analisando pela primeira vez (podem encontrar erros que você deixou passar por já ter lido aquele documento diversas vezes).
  3. Chegou a hora da entrevista? Tente ficar o mais calmo possível. Procure sobre a empresa antes, para chegar sabendo mais ou menos o que é feito por eles. No caminho, para se tranquilizar, vá lendo um livro, ouvindo música. Tente ficar o mais à vontade que conseguir para o contexto, mas preste bastante atenção às respostas que der ao entrevistador.

Curtiu nossas dicas? Você tem algum ritual para antes de suas entrevistas de emprego para evitar ficar nervoso e não acabar escorregando no português? Conta pra gente nos comentários e até a próxima!

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Natália Ricardo

Natália Ricardo

Nascida no interior do Rio de Janeiro e formada em Letras pela UERJ. Eu cresci rodeada de livros e hoje me encanta ler e ouvir histórias. Uma pessoa apaixonada por culturas diferentes, dias de sol escaldante e mar convidativo. Adoro viajar, ler bons livros e assistir filmes de suspense.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments