header-logo.png Instituto Kailua
Você sabe o que são negócios de impacto social?
empreendedorismo, empreendedorismo social, impacto social, ongs,

Você sabe o que são negócios de impacto social?

Você sabe o que são negócios de impacto social?

Ainda que pelo nome pareça uma iniciativa bem óbvia, é importante que deixemos claro o que são estes empreendimentos de impacto social, justamente para que mais pessoas saibam e para que cresçam espalhando seus benefícios pela sociedade.
Consideramos negócios de impacto social, aqueles de iniciativa privada, que colaboram para que algum problema da sociedade seja resolvido ou, pelo menos, amenizado. Além da vertente colaborativa, estes negócios são vantajosos financeiramente, colaborando para o retorno lucrativo da empresa que o criou.
De acordo com as definições do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, estes empreendimentos devem “causar um impacto positivo em uma comunidade, ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, além de gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa: estes são alguns dos objetivos dos negócios de impacto social”.
Os negócios de impacto social devem ser compreendidos como uma organização jurídica que possui um empreendimento (ou vários) que se regulam pelas leis do mercado de oferta e demanda, como quaisquer outras empresas. Eles precisam, então, gerar seus próprios lucros – sem ajuda governamental – a partir da venda de seus produtos, lidando normalmente com todas as questões de competição mercadológica, mas sempre preocupando-se com as causas sociais e ambientais.
O Sebrae também estabelece algumas características que, junto a um plano de gestão inovador e voltado para uma transformação da sociedade, fazem de um empreendimento, um negócio social:
. Um trabalho articulado com as políticas públicas para o benefício das populações mais carentes;
. Cuidado com os impactos ambientais gerados por seus produtos, bem como uma tentativa de amenizar os impactos de terceiros;
. Combate às explorações trabalhistas de todas as formas;
. Uma ação em rede, ampliando os impactos das atuações sociais de seus negócios para beneficiar mais pessoas.
Existem outras características que fazem de um empreendimento, um negócio social, mas uma das principais é a sua capacidade de se sustentar financeiramente sem a necessidade de doações ou de outras formas de captar recursos.
Para uma melhor compreensão, o Sebrae apresenta um exemplo do que seria um negócio de impacto social:

E aí? Conseguiu compreender melhor o que seria um negócio de impacto social? Lembre-se que a intencionalidade é um fator de suma importância para que este tipo de empreendimento ocorra e tenha sucesso. Para dar o primeiro passo, por que não se inscreve para participar do nosso curso sobre empreendedorismo social? Você tem apenas até o dia 15/07 para se inscrever no formulário!

Mayra Bragança

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Instituto Kailua

Instituto Kailua

O Instituto Kailua é um negócio social que visa levar a educação a lugares onde ela ainda não chega ou é escassa.

Desenvolvemos um sistema ''um para um'', onde cada aluno pagante financia o ensino de quem ainda não pode pagar.

O IK oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, iorubá, reforço escolar e muito mais.

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments