header-logo.png Instituto Kailua
Volta às aulas na Alemanha
alemanha, coronavírus, instituto kailua, isolamento social, pandemia, volta às aulas,

Volta às aulas na Alemanha

É um dos eventos mais importante na vida de uma criança alemã. Para marcar a entrada na “parte séria da vida”, alunos ganham a “Schultüte”, um cone recheado de presentes.Entre meados de agosto e o início de setembro, é comum ver crianças carregando cones de papelão coloridos pelas ruas acompanhadas dos pais, outros familiares e amigos. Alguns cones são do tamanho ou até um pouco maiores do que a própria criança. Este é considerado um dos dias mais importantes da vida infantil. É o primeiro dia de aula da primeira série do ensino primário.

Schultüte é recheada de presentes: doces, artigos escolares, brinquedos, livros, gibis e o que mais a imaginação da família permitir. Cada criança vai à escola carregando o cone, mas só pode abri-lo em casa depois do primeiro dia de aula. É uma tradição de 200 anos na Alemanha para incentivar o início da vida escolar e torná-lo mais doce.

Na Alemanha, o ano letivo começa no segundo semestre. Nesse primeiro dia na escola, as crianças são recepcionadas pelos professores com brincadeiras e apresentações. Os alunos veteranos, geralmente os do quarto ano, também participam das atividades de boas-vindas aos novos estudantes.

Na volta para casa, os pais esperam a criança com um almoço especial, acompanhados dos padrinhos, ou um café da tarde. É então a hora de abrir a Schultüte e curtir todos os presentes.

Os cones podem ser comprados em lojas, mas na maioria dos casos são preparados em casa em família. Os pais compram o papelão para o cone e outros papéis coloridos para confeccionar figuras e o nome do mais novo estudante da família. Algumas escolas convidam os pais para montar o cone no local com a ajuda dos professores.

Considerações do artigo:

Essa prática cultural é importante para que a criança se sinta abraçada pela sua turma  e pelo seu professor. Há décadas que essa prática vem sido  realizada nas escolas primárias alemães. O espírito de grupo sempre foi um fator importante na cultura germânica.

Compartilhe em suas redes sociais:

RSS
E-mail
Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram

Sobre o autor:

Rafaella Galdino

Rafaella Galdino

Possui um perfil lúdico, onde sua filosofia de ensino é pautada no construtivismo, vertente defendida por Jean Piaget. Para ela, a melhor forma de aprender um idioma é brincando, rindo e interagindo! Tanto na língua portuguesa quanto na língua alemã.
Amante dos filmes clássicos alemães, ama a cultura nórdica em geral, por isso seus alunos sempre estarão atualizados, sobretudo, quanto a cultura germânica!.
Ela entende que o erro é o processo de aprendizado e não algo negativo, então com os erros que aprendemos a acertar, faz parte do processo!.
Adora conversar, viajar e interagir com todos ao seu redor com muita alegria e carinho ! Por isso bom humor, competência e aprendizado é garantido! De modo eficaz e divertido com a professora Rafaella Galdino!

0 0 vote
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments