fbpx
Instituto Kailua - O ensino que vai até você!
WhatsApp: +55 (21) 98304-0143 | +55 (21) 98304-0135

Top 5 das melhores escolas públicas/projetos do Rio de Janeiro

Pensar a educação pública é muito importante, pois visamos um futuro mais igualitário para as nossas crianças e adolescentes. Quanto mais desenvolvido e de qualidade for o ensino, mais instruída será a sociedade e mais cidadãos críticos existirão. Por isso, ainda que tenhamos um caminho muito longo a ser traçado, é fundamental que exaltemos projetos que têm dado certo e, que deveriam ser espelhados em outros colégios públicos. Vamos ao Top 5 de escolas públicas/projetos do Rio de Janeiro?

1.Colégio Pedro II

Atualmente o colégio conta com 8 unidades (Centro, Tijuca, São Cristóvão, Niterói, Duque de Caxias, Realengo, Engenho Novo e Humaitá) que carregam uma história antiga da educação carioca. As unidades do Pedro II, que é um colégio federal, costumam ficar entre as 100 primeiras nas listas de rankings de notas do ENEM, por exemplo, demonstrando a importância do colégio. O ingresso é feito por meio de sorteio para o 1º ano do Ensino Fundamental ou por concurso, no 6º ano do Ensino Fundamental  ou na 1ª série do Ensino Médio. Os editais e provas anteriores estão disponíveis aqui

2.Colégios de Aplicação (UFF, UERJ, UFRJ)

Fazer essa lista sem citar os colégios de aplicação destas três universidades é impossível, por isso eles estão compilados em um grupo. Vamos por partes:

  • Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni UFF)

O ingresso para esse colégio se dá por meio de sorteio após o preenchimento de um formulário no site da instituição. O colégio tem vagas disponíveis tanto para a educação infantil quanto para os ensinos fundamental e médio. A escola fica localizada no bairro de São Domingos, em Niterói e o formulário de inscrição (que está aberto até o dia 31/10 para 2020) pode ser acessado aqui.

  • CAp UERJ

O CAp UERJ é ainda um dos colégios mais procurados pelos pais, por conseguir oferecer um ensino de qualidade. Ele possui atualmente duas formas de ingresso. Uma através de sorteio no 1° ano do Ensino Fundamental e outra através de concurso (com exames de português, matemática e redação) para os alunos do futuro 6° ano do Ensino Fundamental. Para as duas formas é necessária inscrição de acordo com edital encontrado no site. No entanto, as inscrições para 2020 já encontram-se encerradas.

  • CAp UFRJ

O CAp UFRJ tem uma grande preocupação em proporcionar aos alunos um ensino crítico e de qualidade, sendo local de estágio de muitos cursos de docência da UFRJ. O ingresso nesse colégio pode ser feito de três formas. Através de sorteio para alunos do 1º e do 6º anos do Ensino Fundamental e por prova de Português e Matemática seguida de sorteio para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. As inscrições para 2020 já terminaram, mas para saber sobre os próximos ingressos, entre aqui.

3.Projeto Dupla Escola – Escolas Bilíngues Públicas

Os projetos de escolas bilíngues estão crescendo bastante na rede pública de ensino (municipal e estadual), oferecendo uma oportunidade única aos alunos. Alguns idiomas já ofertados em diversos bairros neste novo molde de escola são o espanhol, inglês, francês e mandarim. O projeto inicial é do Governo Estadual, mas algumas escolas do Município aderiram e agora ofertam essa possibilidade também aos pequenos. Os períodos de ingresso e as vagas disponíveis são disponibilizados nos sites Matrícula Rio, para as vagas municipais e em Matrícula Fácil para as vagas estaduais.

Algumas das escolas bilíngues no Rio de Janeiro são:

  • M. Professora Didia Machado Fortes (Francês)- Barra da Tijuca
  • Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Espanhol)- Méier
  • Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China (Mandarim) – Niterói
  • Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade (Inglês) – Nova Iguaçu

4.NAVE

O NAVE é um programa de parceria entre a Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Oi Futuro com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma educação ainda mais ampla e de qualidade. Então, são ofertados além do ensino regular, cursos de formação técnica de Programação de Jogos Digitais e Multimídia focados na criatividade e no mundo digital. Para ingressar no NAVE, é necessário fazer a busca pelo C.E. José Leite Lopes (Tijuca) no site Matrícula Fácil e se inscrever no número de vagas existentes. O Oi Futuro não tem qualquer influência nas matrículas.

5.FAETEC/CEFET

Esses dois projetos de escola técnica são muito elogiados, tanto pelos alunos, quanto pela sociedade civil. Ambos buscam capacitar o estudante, que tem a possibilidade de escolher entre diversos cursos técnicos, para o mercado de trabalho. Na FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica), há a possibilidade de ingresso já no período do Ensino Fundamental, ainda que os cursos técnicos sejam ofertados apenas a partir do Ensino Médio. Para mais informações sobre o ingresso, os editais se encontram aqui. Já o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) abre as portas para os alunos somente do Ensino Médio (podendo seguir na graduação, mas através do ENEM – SISU). As inscrições para 2020 já terminaram, mas para ficar ligado em futuros editais, basta entrar aqui.

 

E você? Conhece algum desses colégios? Sonha em estudar neles ou matricular seus filhos/sobrinhos/irmãos/etc? Conte pra gente nos comentários e entre em contato conosco para que possamos te ajudar com Reforço Escolar!

Mayra Bragança

 

Comentários

Comentários

Posts Relacionados